Devo vender a casa sozinho ou recorrer a uma imobiliária? Prós e contras
A decisão de vender um imóvel nunca é simples, e o processo pode parecer assustador. Mas não se preocupe!

Brand SHARE
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Se já lhe passaram pela cabeça dúvidas imobiliárias (ou até existenciais!) como “quanto vale a minha casa?” ou “devo vender sozinho ou contratar uma imobiliária?”, não está sozinho.
Neste artigo, vamos explorar as vantagens e os desafios de cada opção de forma simples e divertida, para que possa tomar a melhor decisão da sua vida.
Vender casa sozinho: vantagens e desafios
Vantagens
- Esqueça as comissões: vender sozinho significa que fica com 100% do lucro, sem ter de dividir comissões com mais ninguém. Isto pode ser muito atrativo para quem não quer pagar por um serviço de intermediação;
- Controlo total: tem liberdade total para definir o preço, negociar e escolher como promover a sua casa. Se gosta de ter as rédeas, vender sozinho é a escolha perfeita para si.
Desafios
- Dificuldade na avaliação do preço: se não tiver experiência no ramo imobiliário, poderá ter dificuldades em definir o preço justo para o seu imóvel e, se errar no valor, correr o risco de perder potenciais compradores ou vender por um valor inferior ao que poderia obter;
- Divulgação e gestão de visitas: terá de fazer toda a promoção do imóvel e gerir as visitas por conta própria, o que poderá ser demorado e resultar em contactos irrelevantes;
- Burocracia: a venda de um imóvel compreende diversos processos legais e administrativos. Sem o auxílio de um especialista, poderá ser fácil cometer erros.
Como funciona o serviço de uma imobiliária?
Ao contratar uma imobiliária, está a entregar a gestão da venda a profissionais experientes. Estes cuidam de tudo por si, da avaliação do imóvel à negociação com os compradores, passando pela promoção do imóvel em várias plataformas.
- Avaliação profissional: a imobiliária sabe exatamente quanto vale a sua casa com base na análise do mercado e comparação com imóveis semelhantes;
- Promoção e visitas: estes profissionais tratam da divulgação em diversos sites e plataformas e gerem as visitas de forma eficiente, poupando-lhe tempo, trabalho e dores de cabeça;
- Gestão legal: a imobiliária lida com toda a parte burocrática, jurídica e aborrecida para garantir que tudo está em conformidade com a legislação.
Taxas e comissões: vale a pena pagar?
Vender através de uma imobiliária implica o pagamento de comissões, que podem variar entre 3% e 5% do valor da venda. Embora isto possa parecer um custo elevado à primeira vista, vale a pena avaliar as vantagens que estas taxas proporcionam:
- Eficiência e rapidez: uma imobiliária acelera o processo, realizando as negociações e gerindo os contactos, para que a venda seja realizada o mais depressa possível;
- Promoção eficaz: estes serviços têm acesso a uma rede de potenciais compradores e sabem como promover eficazmente o imóvel nas melhores plataformas, aumentando as hipóteses de venda;
- Menos stress: ao delegar a parte burocrática e as negociações, liberta-se do stress e ganha mais tempo para outras prioridades.
Como escolher a imobiliária certa para vender o seu imóvel
A escolha da imobiliária certa pode ser a chave para o sucesso! Procure sempre os serviços de uma agência com boa reputação, conhecimento do mercado local e
serviços transparentes.
Além disso, certifique-se de que a comunicação é clara e de que a imobiliária oferece todos os serviços necessários, da avaliação à finalização da venda.
Alternativa: vender online sem comissões
Caso queira evitar as comissões das imobiliárias tradicionais, há plataformas online que oferecem uma solução eficaz e sem custos elevados. Nestas, pode anunciar a sua casa de forma simples, com uma avaliação gratuita e sem as taxas pesadas de uma imobiliária convencional.
Estas plataformas oferecem:
- Avaliação gratuita: uma estimativa precisa de valor do seu imóvel;
- Promoção nas principais plataformas: o seu imóvel é divulgado nas páginas imobiliárias online mais populares;
- Apoio completo: recebe apoio jurídico, gestão de visitas e assistência durante todo o processo, com um custo fixo, sem comissões variáveis.
Palavra final
A escolha entre vender a casa sozinho ou recorrer a uma imobiliária depende de vários fatores, como as suas disponibilidade, experiência no mercado e vontade de lidar com a burocracia.
Se prefere ter mais controlo e poupar nas comissões, vender sozinho é o melhor passo a dar. Se, por outro lado, procura uma venda mais rápida e sem preocupações, a escolha mais segura é uma imobiliária. Mas se quiser evitar as taxas elevadas das imobiliárias tradicionais, pode sempre optar pelas plataformas online.
Não importa o caminho que escolhe – faça uma análise cuidadosa e selecione a opção que melhor se alinhar com os seus objetivos. Boa sorte na sua venda, seja ela com ou sem intermediários!