ADENE lança versão portuguesa do relatório ‘Financiamento de Energias Limpas em África”
O lançamento online da tradução portuguesa do relatório Financiamento de Energias Limpas em África, organizado pela Agência Internacional de Energia (AIE) em parceria com a ADENE terá lugar amanhã, 3 de Abril

CONSTRUIR
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Geberit lança placas de descarga ultrafinas
APAL lança “Parceiros”
Contratos de empreitada apresentam crescimento “expressivo” até Fevereiro
Transfor celebra 25 anos e reforça posição no sector
Cushman & Wakefield reforça equipa de Retalho
Esta publicação da AIE, preparada em colaboração com o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, foi apresentada durante a Cimeira Climática de África realizada em Nairobi (Quénia). Com o apoio do Governo de Portugal e da ADENE, a versão da publicação em português será agora disponibilizada ao público de língua portuguesa em todo o mundo.
O relatório apresenta uma análise detalhada do financiamento necessário para impulsionar a transição energética em África, uma região que representa um quinto da população mundial, mas que, em 2022, atraiu apenas 3% do investimento global em energia.
A publicação reúne mais de 85 estudos e 40 entrevistas com stakeholders, identificando formas inovadoras de atrair investimentos, reduzir o custo do financiamento de projectos de energia renovável e aumentar a disponibilidade de capital. O relatório analisa também o papel das instituições financeiras locais e regionais, e propõe soluções para melhorar o perfil de risco dos projectos no Continente africano, visando facilitar a captação de recursos financeiros.
A tradução para português visa garantir que este conteúdo crucial esteja acessível aos países lusófonos, permitindo que as conclusões e as recomendações do relatório possam ser aplicadas no contextos dos PALOP, onde a transição energética e a implementação de políticas de energias renováveis são desafios e prioridades cada vez mais evidentes.
O lançamento contará com a participação de representantes de alto nível, incluindo a directora executiva adjunta da Agência Internacional de Energia, Mary Burce Warlick, o secretário de Estado da Energia de Portugal, Jean Barroca, o presidente da ADENE, Nelson Lage, e o vice-presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Kevin Kariuki.