Ceetrus Properties e Auchan investem 32M€ em Alverca
O projecto de transforma da galeria comercial de Alverca revitaliza um quarteirão de 78.000 m2 de área bruta de construção, com um investimento 32 milhões de euros. O projecto de reabilitação, apresentado pela Nhood, prevê a abertura de novos espaços comerciais e a conversão das Torres de Alverca em apartamentos para arrendamento
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Nhood Portugal, plataforma global de soluções imobiliárias em projectos de uso misto, apresenta o projecto de transformação da Galeria Comercial de Alverca, espaço que gere e no qual vai investir perto de 32 milhões de euros, em representação da Ceetrus, a nova proprietária do activo em copropriedade com a Auchan.
Este projecto vem revitalizar um complexo imobiliário bem conhecido no território de Alverca, negligenciado nos últimos 30 anos, garantindo a expansão e diversificação da sua funcionalidade de origem, bem como a adaptação em função do contexto social, figurando agora como um elemento central do tecido urbano, em estreita relação com o ecossistema envolvente.
Com uma média anual de 2,8 milhões de visitantes, numa freguesia que registou um aumento de 3,98% de famílias entre 2011 e 2021, o projecto vai revitalizar um quarteirão de 78.000 m2 de área bruta de construção, onde será possível comprar, descontrair, ter acesso a serviços de saúde e bem-estar e viver. Para este projecto de uso misto, a Nhood Portugal estabeleceu três grandes eixos: aumento da oferta comercial; habitação, com a conversão das antigas Torres de Alverca em cerca de uma centena de unidades, desde estúdios a T3, prontas a ocupar por mais de 200 pessoas; e uma estratégia de ESG e impacto positivo desenhada para que o projecto seja uma referência de construção sustentável, com destaque para a certificação BREEAM, soluções de eficiência energética e redução das emissões de carbono.
“Planeado e desenvolvido em articulação com o Município e integrando as necessidades da população, este é um projecto verdadeiramente transformador, que vai trazer uma nova centralidade a Alverca”, sublinha Séverine Boutel, CEO da Nhood Portugal.
O projecto destaca-se pelas zonas verdes e pela promoção da biodiversidade, com 1.800 m2 de jardins e coberturas vegetalizadas, 4.650 m2 de zonas permeáveis e pela aposta em energias renováveis, com a instalação de mais de 900 painéis fotovoltaicos. Para reforçar a ligação à cidade e promover a mobilidade suave e um estilo de vida mais saudável e sustentável, será feita a integração com a rede de ciclovias da cidade.
Etienne Dupuy, CEO da Ceetrus Properties, acrescenta que “o projecto de Alverca exemplifica a forma como, enquanto Investidores de Impacto, encaramos a transformação de activos imobiliários e locais. O nosso objectivo é injectar uma nova vida através da máxima utilização que existe e enriquecer o que precisa de ser acrescentado para criar lugares prósperos, para além da nossa propriedade, enquanto parceiros das cidades. Este projecto será um dos primeiros a apresentar neutralidade carbónica no nosso portfolio e, sendo um projecto de reabilitação, terá um impacto carbónico 12 vezes inferior ao que teria se fosse construído de raiz. Portugal tem um grande potencial: o nosso investimento, juntamente com a Auchan, é, esperamos, um de uma série de investimentos na regeneração de locais neste país. Felicitamos a Nhood, o nosso operador de projecto no local, pela excelente concepção e lançamento do projecto”.
Pedro Cid, General Manager da Auchan Retail Portugal, remata “a sustentabilidade e a inovação são factores decisivos para as empresas se adaptarem e superarem os desafios da mudança e os novos hábitos. É, por isso, necessário que tenhamos a capacidade para promover experiências que sejam uma mais-valia para o consumidor, e que melhorem e simplifiquem a sua vida. A Auchan está por isso também empenhada em continuar a oferecer uma experiência cada vez mais personalizada e relevante, desenvolvendo tudo o que são soluções de proximidade, que cruzem soluções digitais e físicas, com a vantagem da conveniência de ser uma one-stop shop”.
O projecto irá criar mais de 100 postos de trabalho directos e prevê a criação de mais de 200 postos de trabalho indirectos.
O arranque das obras está marcado para o final de Julho de 2023, estando prevista a conclusão da primeira fase em Junho de 2024. Esta primeira fase contempla toda a área de retalho, ficando a reconversão das torres para a segunda fase, que arrancará em 2025.