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No decorrer do Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT), reunido, esta terça-feira, no Porto, foram apresentadas as linhas de orientação para acesso das agências regionais de promoção turística à dotação adicional de 5 milhões de euros para a realização de Planos Extraordinários de Promoção Externa.
A implementar pelas sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT), para reforço da operação das empresas portuguesas nos mercados externos, a dotação agora anunciada inscreve-se numa estratégia de crescimento sustentável do turismo nacional a nível global.
Esta reunião do CEPT não só foi o primeiro evento oficial em que participou o novo Conselho Directivo do Turismo de Portugal, como foi, pela primeira vez, realizada fora de Lisboa, sinalizando, assim, a importância da proximidade com os destinos regionais.
No encontro estiveram em destaque os resultados turísticos dos primeiros quatro meses de 2023. Em comparação com o período homólogo de 2019, os números comprovam o contributo do Turismo para a recuperação da economia nacional, traduzido, entre outros registos, no aumento do número de dormidas (14,2%), no incremento do indicador hóspedes (15,1%) e das receitas geradas (43%). No que reporta ao contributo dos mercados para este desempenho, os principais países emissores foram, por esta ordem, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Estados Unidos.
A aposta em mercados que permitam um maior crescimento em valor e na redução da sazonalidade será também uma das prioridades estratégicas a seguir neste ano, com particular ênfase nos mercados maduros – Reino Unido, Espanha, Alemanha e França – onde se pretende reforçar a conversão em vendas. Nos mercados de crescimento e de diversificação serão reforçadas as acções de notoriedade de Portugal e dos seus destinos regionais, a par de uma actuação mais selectiva e de oportunidades.
Na sua intervenção, Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, sublinhou que “sem prejuízo de uma visão nacional, é muito importante que as regiões possam trabalhar e divulgar os seus ativos turísticos territoriais específicos. Será com estratégia concertada e estreita colaboração que todos conseguiremos reforçar o crescimento do turismo nacional”.
O CEPT mantém, portanto, no topo das prioridades estratégicas o crescimento da actividade turística, através de iniciativas que potenciem a internacionalização das empresas e das marcas portuguesas. O objectivo é “reforçar o papel do turismo como factor de coesão territorial e social do País, através do reforço da promoção dos destinos turísticos regionais”.