Grupo Schréder lança plataforma IoT para iluminação e cidades inteligentes
A Schréder Exedra foi desenvolvida em Portugal, no cluster Schréder Hyperion, sediado no campus da Nova SBE
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Grupo Schréder apresenta a sua mais recente inovação ao nível da iluminação inteligente totalmente desenvolvida em Portugal: a Schréder Exedra. Uma nova plataforma de iluminação inteligente e cidades inteligentes, para oferecer “o melhor valor e a melhor experiência aos seus clientes em todo o mundo”.
A gestão eficiente da iluminação pública pode gerar importantes poupanças de energia, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa e o impacto sobre o ambiente. A Schréder Exedra é o mais avançado sistema de gestão de iluminação do mercado para controlar, monitorizar e analisar as luminárias de iluminação pública de uma forma fácil e intuitiva. Com esta nova plataforma, os gestores municipais podem controlar remotamente o desempenho das luminárias, regular a intensidade do seu fluxo de acordo com necessidades específicas, gerar e gerir notas, criar facilmente relatórios e interagir com outros sensores e dispositivos inteligentes em espaços públicos como por exemplo sensores de rega, sensores ambientais, gestão de tréfego, entre outras coisas.
Esta nova ferramenta para Smart Cities foi inteiramente desenvolvida em Portugal num cluster de desenvolvimento tecnológico – a Schréder Hyperion – que o Grupo Schréder criou de raiz em Portugal. Sessenta especialistas em design, electrónica, computação e cibersegurança, sedeados no novo campus universitário da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Carcavelos, unicamente dedicados a desenvolver soluções para Smart Cities de todo o mundo aproveitando a infraestrutura existente.
“A Schréder Exedra é uma poderosa ferramenta para empreiteiros, empresas de serviços públicos ou cidades gerarem importantes poupanças de energia e gerir melhor as suas redes de luminárias à distância. A longo prazo, esta novíssima plataforma pode desempenhar um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas que moldarão o futuro das nossas cidades”, afirma Nicolas Keutgen, Chief Innovation Officer da Schréder.
A arquitectura da plataforma foi concebida para interagir com outras soluções de software e hardware sem qualquer problema.
Com alianças e parceiros como a uCIFI, TalQ ou D4i, a Schréder desempenha um papel fundamental no caminho da standarização, nomeadamente o fornecimento de soluções concebidas para a integração vertical e horizontal da IoT. Do corpo (hardware) ao idioma (modelo de dados) e à inteligência (algoritmos), todo o sistema Schréder Exedra baseia-se em tecnologias partilhadas e abertas. Esta plataforma interoperável assegura que os clientes podem ligar sistemas/dispositivos existentes ou de terceiros.