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IP lança concurso para empreitada do troço Torres Vedras / Caldas da Rainha

Com um valor base de 40 milhões de euros, a empreitada consiste na electrificação integral do troço e modernização da via férrea, numa extensão de 44 quilómetros

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Foi lançado, esta segunda-feira, dia 12 de Outubro, o concurso relativo à obra para o troço da Linha entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, inserida no plano de modernização da Linha do Oeste, com um investimento total estimado de 155 milhões de euros.

Com um valor base de 40 milhões de euros, a empreitada consiste na electrificação integral do troço e modernização da via férrea, numa extensão de 44 quilómetros.

Este investimento tem como principais objectivos a melhoria da eficiência e o reforço da competitividade do sistema ferroviário, através do aumento da capacidade e a redução dos tempos de trajecto adequados aos níveis de procura e fluxo de passageiros.

A utilização de material circulante de tracção eléctrica, a optimização do traçado de via e a instalação da sinalização e telecomunicações ferroviárias no troço até Caldas da Rainha, possibilitará a redução do tempo de percurso entre Caldas da Rainha – Lisboa e Torres Vedras – Lisboa em cerca de 30 minutos. Permitirá igualmente aumentar a oferta das atuais 16 circulações para 48 (dois sentidos), no troço a Sul das Caldas da Rainha – Torres Vedras.

A concretização deste investimento visa igualmente alcançar importantes reduções ao nível dos custos energéticos, emissões de CO2 e níveis de ruído, bem como o aumento da segurança e da fiabilidade da exploração.

Este investimento é desenvolvido no âmbito do programa de modernização, reforço da segurança e melhoria da capacidade e competitividade da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020. A presente acção integra a candidatura aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Oeste – Modernização do Troço Meleças-Caldas da Rainha”, para a qual se prevê um financiamento comunitário de 38,74%.

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Torel Boutiques anuncia três novas unidades em 2025

O Torel Saboaria, no Porto, o Torel Terra Brava, na Ilha Terceira, nos Açores, e o Torel Royal Court, em Guimarães, contabilizam um investimento total de cerca de 1,6 M€, distribuído pelas três unidades

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2025 assinala uma nova fase de expansão na história do grupo Torel Boutiques, que este ano contará com três novas unidades de 5 estrelas no seu portefólio: o Torel Saboaria, no Porto, o Torel Terra Brava, na Ilha Terceira, nos Açores, e ainda o Torel Royal Court, em Guimarães. Um investimento total avaliado em cerca de 1,6 milhões de euros, e que se distribui pelas três unidades, nomeadamente, 1,2 milhões para o Torel Terra Brava, sendo que para o Torel Saboaria e no Torel Royal Court este valor ronda os 200 mil euros em cada projecto.

Até então, existiam cinco hotéis boutique em Portugal com a chancela Torel Boutiques – o Torel Avantgarde, Torel Palace Porto e Torel 1885 Suites & Apartments, no Porto; o Torel Palace Lisbon, em Lisboa; e ainda o Torel Quinta da Vacaria, no Douro. Actualmente, o Grupo tem vindo a posicionar-se no segmento da hospitalidade de luxo pela sua “abordagem tailor-made, localizações de referência, serviço ímpar e design inovador, valências distintas” que já valeram ao grupo hoteleiro a conquista de vários prémios em competições nacionais e internacionais.

E foram precisamente esses atributos que, segundo o fundador João Pedro Tavares, levaram a que o Grupo fosse desafiado a expandir para novos horizontes. “Ficámos realmente felizes pelas ofertas que recebemos para que assumíssemos a gestão de novos hotéis. Essa é a prova viva de que a força da nossa marca e da nossa vontade em tornarmo-nos embaixadores da hotelaria em Portugal está a dar frutos. Nesse sentido, continuamos a crescer em Portugal com unidades boutique de luxo que contribuem para o crescimento qualitativo do turismo no nosso País”, afirma o responsável.

O primeiro projeto a abrir portas sob a alçada do grupo foi recentemente o Torel Saboaria, um hotel boutique de 5 estrelas que resulta da reconversão de uma unidade hoteleira já existente, situada mesmo no centro do Porto, junto ao Mercado do Bolhão e Avenida dos Aliados. “O reforço do posicionamento na cidade, fruto dos bons resultados alcançados”, a par “do forte conceito a que está associado este projeto”, estando situado junto à antiga Fábrica de Sabão do Bolhão, motivaram a equipa de responsáveis a estabelecer aqui a nova morada do grupo do hoteleiro. Os tons e aromas do sabão, bem como a paixão pelo artesanato e o saber-fazer ancestral, determinaram o conceito no Torel Saboaria, que abriu portas no início de Março com 28 quartos, jardim e piscina exterior, SPA e o Luffa, restaurante de cozinha portuguesa criativa.

Ainda a Norte, no centro histórico de Guimarães, o hotel Conquistador Palace será convertido no Torel Royal Court, tornando-se, assim, no primeiro projecto com chancela Torel Boutiques no distrito de Braga. Com abertura prevista para o Verão, o hotel inserido num edifício apalaçado de 1827 irá manter o tributo ao seu antigo proprietário, o tenista João Sousa, preservando a referência às cidades ou torneios onde competiu no nome dos seus 18 quartos e suites. A juntar-se às unidades de alojamento, encontramos ainda um SPA, um gastrobar, e um jardim com piscina exterior.

Já na Ilha Terceira, nos Açores, irá nascer em Junho de 2025 o Torel Terra Brava, hotel de 5 estrelas situado em Angra do Heroísmo, cujo centro histórico está também classificado como Património Mundial pela UNESCO. Inspirado nos quatro elementos – água, fogo, terra e ar -, o hotel estará dividido entre 44 quartos e suites, SPA, ginásio, sauna, piscina interior e exterior, e ainda um restaurante e um cocktail lab, que recorrem essencialmente a matéria-prima da ilha. Procurando trazer para dentro de portas a verdadeira experiência açoriana, o Torel Terra Brava lança o convite à desconexão, permitindo que todos testemunhem a ilha no seu estado mais puro, rodeados pela sua energia telúrica e ritmo do oceano.

No caso do Torel Saboaria e Torel Terra Brava, os projectos de interiores contarão com a assinatura do estúdio portuense Nano Design, atelier que já havia colaborado com o grupo nos hotéis Torel Avantgarde e Torel 1884 Suites & Apartments.

Quanto a perspetivas futuras, João Pedro Tavares garante que o Grupo continuará aberto a novas parcerias, “desde que alinhadas com a nossa visão e eixo estratégico.” “Continuaremos disponíveis para colaborar com projectos já estabelecidos neste segmento de hotelaria de luxo”, conclui.

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Governo lança 95 concursos do PT2030 e assina 800 contratos PRR em Abril e Maio

Os 800 contratos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de quase 160 milhões, destacam áreas como a habitação, capitalização e inovação empresarial ou respostas sociais

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O Governo anunciou esta quarta-feira que vai lançar 95 concursos do Portugal 2030 (PT2030) em Abril e Maio, com um montante superior a 1.059 milhões de euros, e assinar 800 contratos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Os concursos do PT2030 incidem sobre vários temas, desde incentivos à criação de emprego até à conservação da natureza, segundo o comunicado do gabinete do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, sendo que “os que têm maiores verbas envolvidas são os que apoiam a inovação produtiva em territórios de baixa densidade, com 151 milhões de euros disponíveis”.

“Já no que diz respeito à Conservação da Natureza, serão abertos concursos que rondam os 20 milhões de euros”, lê-se.

Quanto ao PRR, serão assinados 800 contratos entre abril e maio, no valor de quase 160 milhões de euros, “com destaque para os da componente da Habitação (68 milhões de euros), Capitalização e Inovação Empresarial (26 milhões de euros), Administração Pública Mais Eficiente (44 milhões de euros) ou as Respostas Sociais (7,4 milhões de euros)”.

“As autarquias levam a maior parte neste período: 111 milhões de euros em 294 contratos. Seguem-se as empresas, com 21 milhões em 63 contratos. As instituições do sistema científico e tecnológico nacional vão receber 9,4 milhões em 96 contratos, enquanto os 105 contratos a assinar com as Instituições Particulares de Solidariedade Social ascendem a 8,8 milhões de euros”, acrescenta o Governo.

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Metro do Porto destina mais 50M€ à construção da Linha Rubi

Em causa está a “inflação nos custos” da construção civil, “nomeadamente dos recursos humanos, que estão a aumentar muito significativamente, continua a ser muito agressiva”

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O custo total da Linha Rubi do Metro do Porto, atualmente em construção entre Casa da Música e Santo Ovídio, vai subir em 50 milhões de euros e o preço ainda pode aumentar, admitiu hoje o presidente da transportadora.

“O projeto global pode-se dizer que vai ficar, neste momento, mais caro 50 milhões de euros. E é preciso ter noção que, num projeto desta magnitude, provavelmente nem vai ser a última necessidade de alteração orçamental”, admitiu o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga.

O responsável falava aos jornalistas à margem da cerimónia de assinatura do contrato de aquisição à chinesa CRRC Tangshan de 22 novos veículos para o Metro do Porto, que decorreu esta quarta-feira na estação do Campo 24 de Agosto.

Em causa esteve o anúncio, no discurso do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, de um “reforço para a Linha Rubi” de “mais 50 milhões de euros”, acordado na terça-feira em reunião de secretários de Estado.

No final, Tiago Braga explicou que foi necessário “ajustar a arquitetura financeira do projeto para acomodar” gastos adicionais, nomeadamente “algumas questões associadas aos sistemas de sinalização”, que será diferente do atual para potenciar mais frequências.

“Não é nada de novo. Aconteceu na Linha Amarela, com a Linha Rosa”, recordou, assinalando que futuros sobrecustos podem vir ainda dos mecanismos de revisão de preços.

Em causa está a “inflação nos custos” da construção civil, “nomeadamente dos recursos humanos, que estão a aumentar muito significativamente, continua a ser muito agressiva”.

“Na Linha Rosa tivemos custos adicionais com o túnel. É conhecido. Porque construir um túnel não é uma ciência exata, há trabalhos complementares associados à construção do próprio túnel. É preciso acomodar contingências associadas à própria natureza da obra”, justificou.

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Terreno Torralta (Barreiro) Créditos: DR
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Barreiro anuncia investimento de 1,3 M€ para requalificar Torralta; onde quer ver nascer um hotel

Dos 24 mil m2 a serem intervencionados, será reservado um lote, junto à estação dos barcos, para lançarmos uma hasta pública para construção de um hotel e um outro para uma zona de restauração

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A Câmara do Barreiro anunciou que se prepara para avançar com a requalificação do terreno da Torralta, que estava na posse da Direcção-Geral do Tesouro e das Finanças e passou para domínio municipal. O objectivo passa transformar aquele local num espaço de fruição junto ao rio e dinamizá-lo com um hotel e uma zona de restauração.

De acordo com o jornal O Setubalense, o município viu aprovado um financiamento ao abrigo do PT 2030 na ordem dos 300 mil euros para fazer face à requalificação do terreno, estimada num valor total superior a 1,3 milhões de euros.

“São 24 mil metros quadrados que vamos intervencionar, para ficarmos com uma zona pública de lazer, de frente de rio, e passeio ribeirinho. Vamos guardar um lote, junto à estação dos barcos, para lançarmos uma hasta pública para construção de um hotel e um outro lote para uma zona de restauração”, explicou Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Recorde-se que o terreno da Praia da Torralta foi, recentemente, limpo e retiradas as barracas que ali existiam e que impossibilitavam a usufruição do espaço.

Além da componente turística, com a criação daquele que será o primeiro hotel da cidade, Frederico Rosa salientou a importância do impacto que a transformação do espaço terá numa outra vertente.

“Tal como o Pólis, este espaço transformado também pode constituir-se como um pólo da atracção. Obviamente, que atrairá gente de todos os lados, mas também atrairá e fixará muito a nossa população, que deixa de sentir necessidade de ir para fora para encontrar qualidade de vida”, sublinha.

Quanto ao financiamento comunitário, apesar de estar longe de suportar a totalidade do valor necessário para requalificar o espaço da Torralta, facto é que acaba por ser uma mais-valia para o município. “Apesar da contrapartida ser menor, tudo o que são fundos comunitários, para investimento, não conta para o endividamento da autarquia”, realça o edil, a concluir.

Além da futura unidade hoteleira a nascer no terreno da Torralta, a CMB vai lançar brevemente  uma hasta pública para construção de outro hotel na zona da Quinta das Canas, cujo processo está mais avançado.

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SCML coloca no mercado projecto Sousa Martins 24

O investimento global foi de cerca de 10 milhões de euros e inclui não só o edifício Sousa Martins 24, como outro ao lado que está também a ser recuperado e cuja obra deve terminar até ao final do ano

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O mais recente empreendimento de reabilitação promovido pela Santa Casa da Misericórdia (SCML) já se encontra no mercado de arrendamento. Situado numa das zonas mais centrais da cidade de Lisboa, perto da Avenida Fontes Pereira de Melo e do Saldanha, o edifício Sousa Martins 24 conta com 27 fracções, entre tipologias T1, T2 e T3, e uma loja comercial.

O investimento global foi de cerca de 10 milhões de euros e inclui não só o edifício Sousa Martins 24, como outro ao lado que está também a ser recuperado e cuja obra deve terminar até ao final do ano.

Segundo Teresa Lucas, directora do Departamento de Gestão Imobiliária e Património, que falava por ocasião do Salão Imobiliário de Portugal (SIL), onde a comercialização foi lançada, destacou que este projecto integra a estratégia de investimento que a Santa Casa tem feito na recuperação e reabilitação dos seus imóveis.

“Com base na missão da Santa Casa temos seis empreitadas em curso para dar respostas sociais. Outras sete estão também em curso para arrendamento, uma delas é em Algés. Depois temos duas grandes empreitadas de reabilitação, uma na Rua de São Paulo e outra na Rua dos Lagares, perto da Avenida Almirante Reis”, acrescentou.

Com arquitectura da Promontório, o projecto foi construído com materiais de excelência e cumpre as mais rigorosas normas de segurança. Além disso, segue os mais altos padrões de sustentabilidade e eficiência energética, proporcionando um estilo de vida moderno e urbano e ambientalmente responsável.

Com comercialização directa pela SCML, os apartamentos encontram-se com valores entre os 1300 e os 3000 euros.

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Metro de Lisboa: Linha Violeta entre Loures e Odivelas novamente a concurso

Com um valor base de 600 milhões de euros, o concurso para a construção do metro de superfície Odivelas – Loures volta a ser lançado. A obra pode ter início no final do ano e ficar concluída em 2029

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Está já em marcha o novo concurso para a construção do metro ligeiro de superfície entre Loures e Odivelas, uma obra promovida pelo Metropolitano de Lisboa e cujo novo procedimento está avaliado em 150 milhões do que o primeiro concurso que ficou deserto. Concorrentes têm prazo de 45 dias para entregar proposta a esta obra, que será concluída em 2029.

A Linha Violeta, com 11,5 km de extensão, contempla 17 estações: nove no concelho de Loures (que servirão as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, numa extensão de cerca de 6,4 quilómetros) e oito no concelho de Odivelas (para servir as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças), numa extensão total de cerca de 5,1 quilómetros.

As estações terão diferentes tipologias, sendo 12 de superfície, três subterrâneas e duas em trincheira.

No primeiro concurso para a Linha Violeta, no ano passado, as propostas apresentadas pela Zagope e pelo consórcio da Mota-Engil foram exluídas por excederem o preço base, que era de 450 milhões de euros.

Contudo, já em março deste ano, o Conselho de Ministros aprovou uma proposta que permite o reforço do financiamento da Linha Violeta em 150 milhões de euros ao custo total do investimento, permitindo o aumento de cerca de 28% do valor da empreitada, num valor base de 600 milhões de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, está confiante no sucesso do novo concurso público e admitiu a previsão do reforço de verbas e um menor tempo expectável de resposta dos concorrentes.

“O tempo de resposta do concurso é muito mais diminuto do que no ano anterior, uma vez que o mercado já conhece as propostas. Portanto, o tempo de resposta é de 45 dias”, adiantou o autarca.

Segundo o socialista, tendo por base as fases de concurso e do visto do Tribunal de Contas, a obra poderá ter inicio no final deste ano e ficar concluída em 2029.

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The Social Hub dá nova vida ao bairro San Lorenzo em Roma com projecto de 114 M€

O The Social Hub Roma recupera a antiga alfândega ferroviária da “Cidade Eterna” e combina infraestruturas multifuncionais com um hotel de quatro estrelas, espaços de coworking, restauração, salas de reuniões e eventos e um parque público

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Depois da abertura na cidade do Porto, em Fevereiro, o Grupo de hospitalidade “híbrida”, The Social Hub, deu mais um passo na sua expansão europeia com a abertura do quarto hotel em Itália, no bairro San Lorenzo, em Roma.

O complexo com 24 mil metros quadrados (m2) e num investimento superior a 114 milhões de euros, a poucos minutos da estação central de Roma e dos marcos históricos da cidade, dá uma nova vida ao antigo edifício da alfândega ferroviária e a um dos bairros criativos da capital italiana.

O The Social Hub Roma, que materializa o modelo híbrido da marca e que combina infraestruturas multifuncionais com programas de impacto social, integra um hotel de quatro estrelas, espaços de coworking, restauração, salas de reuniões e eventos, um amplo parque público, entre outras valências.

O projecto inclui três edifícios conectados por um parque público de 10 mil m2, com mais de 300 árvores, cuja inauguração está prevista para este Verão. O primeiro é um hotel moderno de 396 quartos, com opções de curta e longa estadia para viajantes e estudantes, incluindo apartamentos até dois quartos e um ginásio totalmente equipado aberto 24 horas por dia. Este edifício inclui, ainda, área de coworking premium para 160 profissionais e salas de eventos com capacidade até 70 pessoas.

O segundo edifício é um espaço de eventos interior/exterior renovado, parte da alfândega original dos anos 1920, agora preparado para receber centenas de pessoas em experiências culturais como música, arte e mercados vintage.

O terceiro edifício, também histórico, será a nova casa da Accademia Italiana, instituto de design e artes aplicadas, com mais de 200 alunos.

Originalmente a alfândega ferroviária da “Cidade Eterna” (ex-dogana), o complexo acolheu entre 2000 e 2019 actividades culturais como concertos e cinemas ao ar livre, tendo permanecido fechado desde então. A nova infraestrutura visa devolver ao bairro o espírito de um espaço onde se pode aprender, viver, trabalhar e divertir-se.

Esta abertura marca a estreia da marca na capital italiana, sucedendo à recente abertura do The Social Hub Florença Belfiore (o segundo na cidade), ao The Social Hub Bolonha e à inauguração do seu primeiro projecto em Portugal, na cidade do Porto.

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Braga com 1062 fogos aprovados em 2024, logo a seguir a Lisboa e Porto

No mesmo ano deram entrada com pedido de licenciamento outros 1.217 fogos no concelho, consolidando-o como uma das capitais distritais com maior volume de investimento em nova habitação, de acordo com os dados do Observatório Urbano de Braga

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Em 2024, foram licenciadas 1.062 novas habitações em Braga, um volume apenas superado, entre as capitais de distrito, por Lisboa e pelo Porto, com 2.036 e 2.824 fogos aprovados, respectivamente. Braga supera, contudo, Lisboa e o Porto na capacidade de concretização das intenções de investimento em nova oferta, dado que este volume de licenciamentos corresponde a 87% dos novos fogos projectados no mesmo período, no total de 1.217 novas unidades a darem entrada com pedido de aprovação em 2024.

Os dados são apurados no âmbito do Observatório Urbano de Braga, uma plataforma que agrega os principais indicadores do mercado residencial do concelho, em resultado da parceria entre a Câmara Municipal de Braga e a Confidencial Imobiliário.

“Braga, sendo uma cidade que tem tido uma forte dinâmica demográfica, tem respondido à pressão da procura através do licenciamento de novos fogos no mercado, dessa forma mantendo esse concelho entre as capitais de distrito mais acessíveis, abaixo de Aveiro, Setúbal e Coimbra. Uma nota para o papel da Câmara Municipal, cujo volume de fogos licenciados em 2024 corresponde a 87% do número dos novos fogos que entraram em licenciamento, denotando um claro compromisso com os operadores e com o mercado”, comenta Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.

Já no que respeita à dinâmica da procura em 2024, foram vendidas aproximadamente 2.670 habitações em Braga, traduzindo-se num aumento de 11% face ao ano anterior, quando o mercado registou 2.400 transacções. As vendas realizadas em 2024 atingiram um preço médio de 1.918€/m2, o qual se situou nos 2.773€/m2 na habitação nova e nos 1.768€/m2 na usada.

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CML adjudica primeira habitação cooperativa

Com direito de superfície por 90 anos, o resultado visa a construção de um edifício de 18 habitações no Lumiar à Cooperativa Jovens Habitam Lisboa CRL. De acordo com a Carta Municipal de Habitação, a CML prevê que se possa chegar a 500 habitações

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A Câmara Municipal de Lisboa (CML) já aprovou a atribuição de um terreno para o primeiro concurso público para habitação cooperativa. Com direito de superfície por 90 anos, o resultado visa a construção de um edifício de 18 habitações no Lumiar à Cooperativa Jovens Habitam Lisboa CRL.

A adjudicação agora aprovada resulta de um concurso público lançado em Setembro de 2024 para a edificação de habitação própria, sem fins lucrativos.

Após mais de 25 anos sem lançar terrenos municipais para habitação cooperativa, é com satisfação que Filipa Roseta, vereadora da Habitação, saúda o novo passo para a concretização do programa Cooperativas 1ª Habitação Lisboa destinado a construir casas para a vida pelo valor de construção.

O Município tem outros terrenos prontos a lançar em breve para cooperativas, sendo que a Carta Municipal de Habitação prevê que se possa chegar a 500 habitações.

O programa Cooperativas 1ª Habitação Lisboa destina-se a garantir que famílias e jovens com rendimentos intermédios possam aceder a habitação própria de qualidade, num local central da cidade e próximo de transportes, a preços de construção.

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Em Oeiras faz-se “revolução” nos transportes

O relançamento do SATUO está em marcha e o projecto está agora numa fase decisiva. Nesta entrevista, Rui Rei, presidente da Parques Tejo explica o ponto de situação actual do projecto, as mudanças face ao plano original concebido nos anos 90 e como este sistema se integra agora numa visão mais ampla e outras soluções de transporte, como a LIOS e a BRT da A5

Os planos de reactivação do SATUO estão em marcha e, no papel, o projecto está pronto para avançar para o lançamento do concurso de concepção-construção, tão logo esteja resolvida a solução de financiamento. O custo do projecto deverá rondar os 100 a 110 milhões de euros, mas as contas não estão fechadas por precaução. Rui Rei, presidente da Parques Tejo, garante que “estamos a ser rigorosos e conservadores para garantir que, quando lançarmos o concurso, haja interessados, e que o concurso, uma vez lançado, não fique deserto”. O percurso com 9,7 km, inicia em Paço d’Arcos e terá 15 paragens até chegar à estação de Tercena-Massamá, fazendo a ligação com a linha de Sintra.
O novo SATUO é pensado num sistema de Bus Rapid Transit (BRT), e utilizará autocarros eléctricos que circularão por via dedicada, uma solução eficiente, com uma implementação mais rápida e com um custo mais reduzido, assegura Rui Rei.
Mas a “revolução” nos sistemas de transporte público do concelho tem outras frentes: a Linha Intermodal Ocidental Sustentável, cujos estudos estão em marcha acelerada e deverão resultar numa revisão do projecto que poderá agora ir até à Amadora e chegar a Lisboa via Reboleira/Colégio Militar, ao invés de Alcântara. Abandonando está também o uso de carris, sendo a nova versão também em autocarro em sítio próprio.
Numa outra vertente está a ser trabalhado o projecto de Bus Rapid Transit na A5. A auto-estrada que liga Lisboa a Cascais é o corredor ideal para a criação de um sistema de BRT, com o objectivo de criar uma alternativa sustentável aos movimentos pendulares que actualmente percorrem a A5 e que usam, na sua grande maioria o automóvel particular. Este projecto, ainda sem estudos que o suportem, será apresentado no final de Abril em conferência.

Rui Rei, presidente Parques Tejo

Qual é o ponto de situação actual do relançamento do projecto SATUO?
Terminámos todos os estudos, que já foram entregues à Câmara. Na verdade, esses estudos foram realizados em conjunto entre a Parques Tejo e a Câmara Municipal de Oeiras, que é a detentora do projecto e que tem defendido ao longo destes anos a necessidade deste projecto, que hoje conta também com o apoio de todas as entidades da Área Metropolitana de Lisboa e do Governo. Tanto a AML (Área Metropolitana de Lisboa), a TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa) como o próprio Governo consideram este um projecto estratégico para a região, especialmente pela sua ligação entre Paço de Arcos e Sintra, atravessando pontos importantes do concelho de Oeiras e conectando-se à Linha de Sintra. Estes são factores geradores de emprego e, consequentemente, de muito tráfego e movimento. Com todos os estudos concluídos — como o estudo de inserção, a viabilidade dos viadutos existentes, a alteração do projecto e os estudos sísmicos — e entregues ao Governo, o que falta agora é garantir as condições de financiamento. Só assim o projecto poderá estar concluído entre o final de 2028 e 2029, dependendo da data em que recebamos luz verde para lançar o concurso de concepção e construção.

Quais são as maiores alterações entre o plano inicial, que não se chegou a concretizar, e o que se pretende implementar agora?
É preciso contextualizar o projecto. Porque é um projecto que nasceu no final dos anos 90 como algo inovador, chamado SATUO — Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras. Na época, já se falava de transportes autónomos, e o SATU funcionava sem condutor, com programação e videovigilância para monitorização. Hoje, evoluímos para um sistema não ferroviário, que se adequa perfeitamente à oferta e à procura desta área. Esta solução custa menos de um terço do que custaria outro sistema, oferecendo previsibilidade, qualidade, conforto e segurança. Não temos nenhum problema com a solução adoptada, que é flexível e permite integração com a futuro BRT [Bus Rapid Transit na designação em inglês] da A5, com a LIOS, Linha Intermodal Ocidental Sustentável] (no outro lado do concelho), e até com variantes futuras como a VLN (Via Longitudinal Norte) e a VLIS (Via Longitudinal Sul).
A estratégia continua actual e adequada ao presente e ao futuro e será integrada na lógica dos Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Esse era um dos problemas anteriores, não é? Era um sistema fora do sistema?
Sim, de Oeiras para a frente o SATUO não estava integrado no sistema metropolitano. Havia vários sistemas desconexos. Agora, todos os sistemas de transporte que estamos a desenvolver são parte integrante do sistema metropolitano. Quando falamos em criar um BRT, estamos a ampliar a oferta dos Transportes Metropolitanos de Lisboa, não a criar um subsistema isolado. Usamos autocarros com portas à direita, semelhantes aos convencionais, mas com um design que faz as pessoas pensarem num metro ligeiro de superfície — tudo isso a menos de um terço do custo de um LRT (Light Rail Transit). É uma solução adaptada à realidade local, sem exigir investimentos exorbitantes. Não há razão para não avançar com um projecto destes, que oferece um nível de serviço essencial à população de Oeiras, conectando parques de serviços e zonas habitacionais. Não podemos esquecer que Oeiras é a segunda maior economia do país, logo a seguir a Lisboa. É o único concelho da Área Metropolitana que não é apenas suburbano de Lisboa: tem tantos movimentos de Oeiras para Lisboa como de Lisboa para Oeiras. Para materializar isso na oferta de transportes públicos, precisamos de uma frequência que responda a essa necessidade. Caso contrário, as pessoas continuarão a usar o automóvel.

Os eixos estratégicos

Esta nova linha terá quantos quilómetros?
A linha tem 9,7 quilómetros e conta com 15 paragens, incluindo as três já existentes: Paço de Arcos, Tapada e a estação do centro comercial Oeiras Parque. Depois, temos paragens, por exemplo, em Lagoas Parque, Porto Salvo, Tagus Parque, uma intermédia entre o Tagus Parque e a estação da linha de Sintra (que será terminal), além de outras distribuídas ao longo do trajecto para servir empresas e populações. Precisamos de atender tanto as zonas empresariais como as residenciais de Oeiras. Paralelamente, no futuro, o BRT da A5 cruzará este sistema permitindo que haja uma ligação.

Estamos a falar do “cardinal” que condensa a visão estratégica dos transportes públicos do concelho?
Exactamente, interligações estratégicas e que compreende o SATUO e a LIOS, enquanto eixos longitudinais a ferrovia e o BRT da A5, com capilaridade para as restantes soluções. Se olharmos para este “cardinal” e para a distribuição dos transportes em Lisboa, percebemos que isto não é uma excentricidade: está tudo ligado. A LIOS ligará directamente ao centro de Lisboa, o BRT também, e o SATUO fará esta ligação longitudinal.

Mas para que isso funcione é preciso que tudo esteja pronto e a funcionar?
Exacto. Só assim conseguiremos uma solução de transportes que responda às necessidades das pessoas, permitindo-lhes deslocar-se de forma eficiente. É assim que atingiremos os nossos objectivos. Felizmente, o Governo partilha desta visão e considera o SATUO e a LIOS como prioridades, porque Oeiras tem sido historicamente preterida nas soluções de mobilidade da Área Metropolitana.

Sim, muitas linhas de BRT no país avançam lentamente e outrem nem avançam.
Não, não é bem assim. A Linha do Mondego, por exemplo, está praticamente a abrir e já funciona. O único BRT com problemas foi o do Porto, devido a questões no projecto e atrasos na encomenda dos autocarros. Braga também está a avançar. O caso do Porto ganhou mais destaque na comunicação social, mas o do Mondego está operacional. Depois de muitas indecisões — se seria com carris ou não —, tomaram a decisão certa, na minha opinião. Já visitei a solução duas vezes e acredito que será um sucesso para a região de Coimbra. É algo simples, ágil e económico, muito semelhante ao que defendemos aqui.

Portanto, o SATUO irá correr em canal dedicado.
Sim, sempre em canal dedicado, sem interferência de veículos automóveis. Isso garante comunidade, previsibilidade e conforto, permitindo cumprir horários. É a única forma de assegurarmos isso.

Os inconvenientes, financiamento e o lançamento do concurso

Numa zona com tanto tráfego, prevê que a construção do canal vá gerar constrangimentos?
Toda a obra gera constrangimentos, mas não serão extraordinários. Aqui na travessia da Avenida da Europa [junto ao centro comercial Oeiras Parque], por exemplo, construiremos como se faz um viaduto: o tráfego continuará a circular por baixo. Obras como as do Metro de Lisboa causam muito mais impacto. O maior viaduto será o que liga à estação de Tercena-Massamá, linha de Sintra, mas, em termos de engenharia, está tudo planeado. Serão cerca de cinco viadutos, que terão um custo estimado de 25 a 26 milhões de euros, dentro de um orçamento total de 100 a 110 milhões de euros.

Esse será o valor final da obra? Já está fechado?
Cerca de 100 milhões de euros, mas ainda não fechámos o valor exacto. Há muitos concursos públicos no país que estão a ficar desertos, porque há algum receio com os custos estimados. Por isso, estamos a ser rigorosos e conservadores para garantir que, quando lançarmos o concurso, haja interessados, e que o concurso não fique deserto. Queremos que a obra tenha interessados para que a possamos executar assim que tenhamos os fundos comunitários.

Que população será servida pelo SATUO?
Estimamos até 30 mil passageiros por dia, com dois terços da procura vindo de Sintra. Avaliámos tudo: desde os escritórios existentes, a ampliação dos parques empresariais, a segunda fase do Tagus Park, os futuros projectos de habitação e serviços ao longo de todo o eixo. Só assim conseguimos prever o aumento da população e aumento do número de passageiros.

O que falta para lançar o concurso de concepção construção?
Está tudo pronto. Falta apenas o Governo formalizar o financiamento. Com luz verde até ao Verão, lançaríamos o concurso ainda este ano, 2026 adjudicaríamos e iniciaríamos a obra, que duraria cerca de dois anos, terminando em 2028 e entrando em operação em 2029.

As eleições atrasaram o calendário previsto.
Obviamente, mas ainda na semana passada, o Primeiro-Ministro e o ministro das Infraestruturas reforçaram que o SATU, o LIOS e a quarta travessia do Tejo em Algés são prioridades. [durante a apresentação do Parque Cidades Tejo]

LIOS: de projecto esquecido a projecto essencial

E este é um dos projectos que está na estratégia do Concelho.
Oeiras planeia a 30 ou 40 anos. Este projecto, por exemplo, está no Plano de Mobilidade Sustentável do concelho. A Parques Tejo apenas executa a estratégia da Câmara. Além desta linha, também estamos a trabalhar na LIOS, em parceria com a Câmara de Oeiras, a Câmara de Lisboa, a Câmara da Amadora, porque uma parte da LIOS pode chegar à Amadora, com a Carris, e outros parceiros.

Qual é o ponto de situação da LIOS?
Está a avançar a bom ritmo. Há seis ou sete meses, a situação era diferente, mas hoje temos uma parceria sólida com a CARRIS, a Câmara de Lisboa, a TML e a Câmara da Amadora. Estamos a fechar os estudos e a preparar uma solução ligeiramente diferente da original, mas que servirá bem Oeiras, Lisboa e Amadora. Será revolucionário: imagine sair de Algés, Linda-a-Velha ou Miraflores e estar no centro de Lisboa em 10 ou 15 minutos. Será uma solução absolutamente transformadora. É a mesma coisa que estar na Avenida da República e apanhar o metro para o Rossio. Você sabe quanto tempo irá demorar. Aqui será a mesma coisa. As pessoas saem de casa em Miraflores e sabem que daí a 10 minutos estão no centro de Lisboa

Qual o investimento previsto?
O investimento previsto é de cerca de 150 milhões de euros, tem financiamento, a LIOS deverá estar concluída até 2030, em canal dedicado com autocarros, mas adaptável a outras soluções no futuro.

Quais são os próximos passos para a LIOS?
É preciso concluirmos todos os estudos. Uma boa parte dos estudos em Oeiras estarão concluídos na primeira ou segunda semana de Abril. Incluindo uma parte do estudo de tráfego que nos faltava, e que é importante para percebermos a forma de inserir o traçado em sítio próprio, porque partimos de uma zona densamente povoada, Algés, e estamos a fechar esse processo. Lisboa também tem a sua parte já feita. Iremos fechar este processo com o chamado programa base.
A LIOS tem duas opções em estudo: Algés-Reboleira e depois tem outra ligação via Alto do Duque a Alcântara. Mais do que esta última, consideramos vital para Oeiras a ligação ao Colégio Militar. A que está mais avançada em termos de estudo é o projecto original via Alcântara, mas rapidamente estará tudo ao mesmo nível.
A CARRIS, que é quem lidera este processo, deverá lançará em Abril o concurso para o programa base, que definirá o projecto. Depois, virá o concurso de concepção e construção. O projecto tem alguns atrasos, mas temos aqui uma folga até 2030.

Qual é o papel da Parques Tejo no desenvolvimento destes projectos?
A Parques Tejo gere a mobilidade em Oeiras. Há três anos, era focada em estacionamento, mas hoje virou-se para a mobilidade e sustentabilidade. O estacionamento é a base — sem ele, não há mobilidade —, mas usamo-lo para alavancar projectos como o SATU e o LIOS. Somos um instrumento da Câmara, que detém 100% da empresa, e trabalhamos com parceiros internos e externos para executar a estratégia municipal.

Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

Manuela Sousa Guerreiro

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