IP lança concurso para empreitada do troço Torres Vedras / Caldas da Rainha
Com um valor base de 40 milhões de euros, a empreitada consiste na electrificação integral do troço e modernização da via férrea, numa extensão de 44 quilómetros
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Foi lançado, esta segunda-feira, dia 12 de Outubro, o concurso relativo à obra para o troço da Linha entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, inserida no plano de modernização da Linha do Oeste, com um investimento total estimado de 155 milhões de euros.
Com um valor base de 40 milhões de euros, a empreitada consiste na electrificação integral do troço e modernização da via férrea, numa extensão de 44 quilómetros.
Este investimento tem como principais objectivos a melhoria da eficiência e o reforço da competitividade do sistema ferroviário, através do aumento da capacidade e a redução dos tempos de trajecto adequados aos níveis de procura e fluxo de passageiros.
A utilização de material circulante de tracção eléctrica, a optimização do traçado de via e a instalação da sinalização e telecomunicações ferroviárias no troço até Caldas da Rainha, possibilitará a redução do tempo de percurso entre Caldas da Rainha – Lisboa e Torres Vedras – Lisboa em cerca de 30 minutos. Permitirá igualmente aumentar a oferta das atuais 16 circulações para 48 (dois sentidos), no troço a Sul das Caldas da Rainha – Torres Vedras.
A concretização deste investimento visa igualmente alcançar importantes reduções ao nível dos custos energéticos, emissões de CO2 e níveis de ruído, bem como o aumento da segurança e da fiabilidade da exploração.
Este investimento é desenvolvido no âmbito do programa de modernização, reforço da segurança e melhoria da capacidade e competitividade da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020. A presente acção integra a candidatura aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Oeste – Modernização do Troço Meleças-Caldas da Rainha”, para a qual se prevê um financiamento comunitário de 38,74%.