
CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Há alguns cantos sem qualquer destaque que precisam de uma nova cor. Por isso mesmo, a CIN deixa algumas ideias para dar um toque de alegria que renova qualquer espaço. Como primeira dica, a CIN destaca a regra 60-30-10. Esta conjugação de cores pode ser utilizada em qualquer espaço, mas nos pequenos torna-se ainda mais importante para que se crie um ambiente de decoração único e harmonioso. Opte por uma cor dominante em 60% da divisão – as paredes, por exemplo -, outra em 30% do espaço, podendo estar em algum recanto ou elemento proeminente – apenas uma parede ou o tecto -, e finalmente um toque mais discreto (10%) com um tom mais forte que dê vida a pequenos detalhes.
Por norma, as cores luminosas permitem-nos tornar os espaços pequenos visualmente maiores, razão pela qual geralmente se opta pelo branco em toda a divisão e cores claras para os diferentes elementos.
Agora que sabe quais as medidas certas. Falemos da cor. Se não quiser ousar com cores mais vibrantes e o branco também não é opção por ser demasiado óbvio, a gama de neutros é sempre a escolha acertada. O #E675 Carrara White, um branco ligeiramente acinzentado, ou o #E733 Soft Grey, um cinza claro, são dois tons CIN ideais para captar a luz e criar a ilusão de maior amplitude do espaço. O toque de vivacidade pode ser dado através de tecidos como almofadas ou tapetes com cores vivas, ou elementos decorativos coloridos.
Se o espaço tiver uma parede traseira oposta à porta pela qual a luz entra, opte por uma cor escura e elegante como o #E734 Charcoal que criará uma sensação de profundidade. Nas outras gamas de cores CIN também destacamos o #E694 Burgundy, o #E702 Petrol Blue ou o #E738 Rainforest, aos quais se somam, além da profundidade, a cor e vivacidade!
A cor do mês de Setembro da CIN, #E736 Red Clay, é também uma boa opção, sendo ideal para personalidades fortes e vibrantes, uma vez que permite criar espaços memoráveis e marcantes. A vivacidade e profundidade podem também ser alcançadas pintando as paredes com um tom intenso ou escuro em contraste com o tecto branco. Neste caso, é necessário ajustar a iluminação para separar visualmente as paredes tirando o melhor partido desse contraste.
Se queremos adicionar cor sem arriscar demasiado, os tons pastel são os seus melhores aliados. Os rosas como o #E690 New Blush ou o #E718 Rose Breeze, são ideais para adoçar um espaço. Já os verdes como o #E724 Succulent Green ou o #E737 Olive, criam uma ligação harmoniosa com a natureza; enquanto os azuis #E721 Glassy Blue ou o #E739 Light Blue enchem os espaços de calma e tranquilidade.
Veja as diferentes soluções na galeria de imagens.
[rl_gallery id=”236201″]