CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Há alguns cantos sem qualquer destaque que precisam de uma nova cor. Por isso mesmo, a CIN deixa algumas ideias para dar um toque de alegria que renova qualquer espaço. Como primeira dica, a CIN destaca a regra 60-30-10. Esta conjugação de cores pode ser utilizada em qualquer espaço, mas nos pequenos torna-se ainda mais importante para que se crie um ambiente de decoração único e harmonioso. Opte por uma cor dominante em 60% da divisão – as paredes, por exemplo -, outra em 30% do espaço, podendo estar em algum recanto ou elemento proeminente – apenas uma parede ou o tecto -, e finalmente um toque mais discreto (10%) com um tom mais forte que dê vida a pequenos detalhes.
Por norma, as cores luminosas permitem-nos tornar os espaços pequenos visualmente maiores, razão pela qual geralmente se opta pelo branco em toda a divisão e cores claras para os diferentes elementos.
Agora que sabe quais as medidas certas. Falemos da cor. Se não quiser ousar com cores mais vibrantes e o branco também não é opção por ser demasiado óbvio, a gama de neutros é sempre a escolha acertada. O #E675 Carrara White, um branco ligeiramente acinzentado, ou o #E733 Soft Grey, um cinza claro, são dois tons CIN ideais para captar a luz e criar a ilusão de maior amplitude do espaço. O toque de vivacidade pode ser dado através de tecidos como almofadas ou tapetes com cores vivas, ou elementos decorativos coloridos.
Se o espaço tiver uma parede traseira oposta à porta pela qual a luz entra, opte por uma cor escura e elegante como o #E734 Charcoal que criará uma sensação de profundidade. Nas outras gamas de cores CIN também destacamos o #E694 Burgundy, o #E702 Petrol Blue ou o #E738 Rainforest, aos quais se somam, além da profundidade, a cor e vivacidade!
A cor do mês de Setembro da CIN, #E736 Red Clay, é também uma boa opção, sendo ideal para personalidades fortes e vibrantes, uma vez que permite criar espaços memoráveis e marcantes. A vivacidade e profundidade podem também ser alcançadas pintando as paredes com um tom intenso ou escuro em contraste com o tecto branco. Neste caso, é necessário ajustar a iluminação para separar visualmente as paredes tirando o melhor partido desse contraste.
Se queremos adicionar cor sem arriscar demasiado, os tons pastel são os seus melhores aliados. Os rosas como o #E690 New Blush ou o #E718 Rose Breeze, são ideais para adoçar um espaço. Já os verdes como o #E724 Succulent Green ou o #E737 Olive, criam uma ligação harmoniosa com a natureza; enquanto os azuis #E721 Glassy Blue ou o #E739 Light Blue enchem os espaços de calma e tranquilidade.
Veja as diferentes soluções na galeria de imagens.
[rl_gallery id=”236201″]