CONSTRUIR
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
O Grupo Cosentino, especialista na produção e distribuição de superfícies inovadoras para o mundo da arquitectura e do design, com operações em Portugal, continua a consolidar o seu compromisso para com a defesa de um modelo de crescimento sustentável e de respeito para com o meio ambiente.
Reforçando este compromisso, a Cosentino publicou o seu Relatório de RSC 2019, correspondente ao exercício financeiro de 2019, para que todos os seus stakeholders possam consultar o desempenho da empresa e sua contribuição para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Para María del Mar Martínez-Cosentino Ramos, conselheira do Grupo Cosentino e presidente da Comissão de RSC da empresa, “este documento é um motivo de orgulho para toda a organização, pois exibe, de forma pública e totalmente transparente, não apenas nosso compromisso com os ODS, mas também o trabalho conjunto e eficiente de todos os departamentos da empresa. Informações Não Financeiras e os indicadores solicitados pela Global Reporting Initiative. Estes números confirmam a correta implementação em nível corporativo de nossas políticas ambientais, sociais e de governance que constroem nosso modelo de gestão de negócios sustentável ”
A multinacional responde desta forma à crescente preocupação da sociedade e do panorama empresarial para com os chamados temas não financeiros, principalmente nos campos ambiental, social e de gestão corporativa, pilares essenciais para o sucesso das empresas no longo prazo. Este documento, além de ilustrar os principais marcos da empresa, inclui a Declaração de informações não financeiras (EINF), que aumenta substancialmente a transparência desse tipo de relatório, e que foi preparada seguindo os requisitos e indicadores de informação de os padrões da GRI (Global Reporting Initiative).
Ao nível dos seus colaboradores, a multinacional continua a consolidar sua identidade de marca empregadora, atingindo 4.785 funcionários em 2019, 11% mais que em 2018, e uma taxa de 91% desses empregos com contratos permanentes. A diversidade continua a ser um pilar na filosofia da empresa, que conta com 72 nacionalidades na sua força de trabalho. Também as questões de igualdade continuam a fazer parte da identidade da empresa, cujo número de mulheres em cargos de gerência cresceu mais de 14%. No desenvolvimento e gestão de talentos, a empresa quadruplicou as suas horas de formação para funcionários, com um total de 170.543 horas.
Em termos de saúde e segurança em 2019, a Cosentino conseguiu reduzir em 17% os acidentes em todos os seus centros de trabalho, comparativamente com 2018. A empresa consolidou o programa “Safety by Routines”, aumentando as horas de formação em quase 8%, e promoveu 2.200 sessões formativas, com um investimento total de 12,8 milhões de euros em sistemas de segurança para as suas instalações de produção e processamento em Almeria, Brasil e Estados Unidos.
A empresa continuou também a fortalecer uma das suas principais alavancas de crescimento e sustentabilidade: inovação e P&D. A Cosentino lançou novos produtos e soluções inovadoras, como Dekton Slim XGloss, o tratamento antiderrapante Dekton Grip + ou as novas colecções para sua superfície ultracompacta, Chromica e Liquid. O investimento total da Cosentino neste campo, só em 2019, atingiu 18,6 milhões de euros.
No campo da sustentabilidade ambiental, a empresa continua a fazer o seu caminho da excelência, assumindo os mais altos padrões de qualidade e respeito ambiental. Esta estratégia traduz-se novamente na obtenção de indicadores óptimos. Entre os diversos exemplos, está o facto da Cosentino ter conseguido aumentar a taxa de reciclagem de resíduos em 33% e ter produzido 1,45 milhão de m2 de placas com conteúdo de material recuperado ou reciclado, o que já representa cerca de 20% da produção total. Também foram reduzidas as emissões de mais de 15.000 toneladas de CO2, graças a iniciativas de mobilidade e projectos de eficiência energética.