Conjunto Habitacional Bateria Leça da Palmeira
MatosinhosHabit abre candidaturas ao programa 1º Direito
Este programa disponibiliza apoio directo a moradores e proprietários de fracções ou prédios situados em núcleos degradados
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A MatosinhosHabit iniciou a abertura das candidaturas “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, um programa que tem como objectivo promover o direito a uma habitação condigna. Neste âmbito, todos os munícipes que se queiram candidatar poderão contar com o apoio da MatosinhosHabit tanto na submissão de candidaturas como no acompanhamento de todo o processo das propostas.
Implementado com o objectivo de promover soluções habitacionais justas e apropriadas para quem mais necessita, este programa disponibiliza apoio directo a moradores e proprietários de fracções ou prédios situados em núcleos degradados.
São várias as situações que se enquadram no âmbito deste apoio financeiro, nomeadamente: precariedade (violência doméstica, insolvência e pessoas sem abrigo), inadequação (incompatibilidade do fogo com pessoas nele residentes), sobrelotação (habitação insuficiente para composição do agregado), insalubridade e insegurança (fogo sem condições mínimas de habitabilidade ou sem segurança estrutural. Estão também abrangidas situações específicas para os núcleos precários e degradados.
Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit explica que “o intuito da abertura destas candidaturas é possibilitar que os munícipes tenham um acesso mais facilitado a habitações dignas onde possam viver em segurança e conforto. Nesse sentido, e para simplificar todo o processo de candidatura ao programa, a MatosinhosHabit disponibiliza ajuda e acompanhamento em todas as diligências necessárias. Queremos encontrar, o mais breve possível, habitação adequada para quem dela mais necessita em Matosinhos”.
De salientar que o “1º Direito”, programa inserido na Estratégia Local de Habitação, dispõe de várias soluções de apoio que prevêem financiamento para arrendamento, reabilitação, construção e aquisição, tendo em conta as condições previamente estabelecidas neste programa. A Associação Ipsum Home, parceira da MatosinhosHabit, prestará apoio na formalização das candidaturas no âmbito do protocolo de cooperação entre as duas entidades.