Habitação Acessível em debate na NOVA

Por a 22 de Janeiro de 2020

O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH(, dá continuidade ao Ciclo de Seminários “Habitação: a lei e o mercado”, no próximo dia 3 de Fevereiro, com o Seminário II “Habitação Acessível. A iniciativa vai decorrer no Colégio Almada Negreiros, em Campolide, pertencente à Faculdade Nova de Lisboa.

Este ciclo de debates tem como objectivo promover a discussão holística em redor das políticas de habitação, do funcionamento do mercado de habitação e a sua articulação com o território urbano, conjugando diferentes visões, perspectivas e saberes.

A primeira parte do seminário será composta por três comunicações sobre a temática da habitação acessível.  Gonçalo Antunes e João Seixas (CICS.NOVA, FCSH) abordam a questão do acesso à habitação na Área Metropolitana de Lisboa e apresentam as taxas de esforço praticadas em média na principal área metropolitana do País e a respectiva evolução desde 2016. Ricardo Barranco (European Commission, Joint Research Centre) apresenta o projecto exploratório CiTown, que analisa a problemática da ‘financeirização’ da habitação em várias cidades europeias, como Lisboa, Porto, Barcelona, Paris, Berlim, Atenas e Vilnius.  E, Isabel Dias Costa (Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Local / Departamento de Políticas e Gestão de Habitação, CML), expõe as vicissitudes do desenvolvimento e elaboração da Estratégia Local de Habitação do município de Lisboa e respectivas propostas para o futuro lisboeta.

A segunda parte do seminário integra comentários ao tema de Helena Roseta (CICS.NOVA, FCSH) e Nuno Pires Soares (CICS.NOVA, FCSH), com posterior chamada dos oradores da primeira parte e abertura da discussão com todos os presentes.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *