dstgroup arranca com Pós-Graduação em Gestão na Universidade do Minho
A formação, que começa já no próximo dia 27 de Setembro, direcciona-se a participantes com formação de base em engenharia
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O dstgroup e a Universidade do Minho (UMinho), em Braga, assinaram hoje um protocolo de cooperação, com vista a reforçar a já estreita ligação existente entre ambas as entidades. Na sessão foi firmado o protocolo para o desenvolvimento de um programa de Pós-Graduação em Gestão, a ser leccionado pela UMinho aos quadros superiores do dstgroup, que consiste em dotar os participantes de competências para desempenharem melhor a função na organização onde estão inseridos e potenciar a sua progressão na carreira.
O objectivo deste programa de formação personalizada, que arranca já no próximo dia 27 de Setembro, é o de dotar os participantes, fundamentalmente com formação de base em engenharia, de ferramentas de gestão que lhes permitam assumir responsabilidades na gestão de projectos complexos e de equipas de trabalho alargadas.
A pós-graduação foi desenhada pela Escola de Economia da UMinho, em parceria com o dstgroup, correspondendo assim às necessidades de formação dos seus trabalhadores mais qualificados. Para além da oferta convencional, a Escola de Economia e Gestão através da UMinhoExec desenvolve programas customizados, que vão ao encontro das necessidades das entidades do tecido empresarial e institucional português.
A aposta neste tipo de formação superior qualificada e especializada é, para José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do dstgroup, “um marco fundamental de valorização pessoal e profissional individual, mas sobretudo é uma forma de aumentarmos a competitividade relativa e construirmos negócios com maior valor económico”. “Independentemente da posição que ocupam dentro do grupo, cada trabalhador deve olhar para a sua área de actuação como um negócio e tirar dela o maior proveito possível e, para isso, é preciso dominar os racionais, é preciso técnica e modelos de negócios claros, alinhando o pensamento estratégico ao negócio”, sublinha. Acrescenta ainda que “o dever de dotar os quadros de mais conhecimento e ciência é das empresas e é ao mesmo tempo uma responsabilidade que devem assumir como oportunidade: as empresas têm interesse económico na formação proporcionada aos seus trabalhadores e devem ter orçamento para a promover. O domínio das literacias da economia e da gestão complementadas com áreas da psicologia social e economia comportamental fornecerão vantagem económica e competitiva ao grupo para ver o que olhando não conseguia ver”.
O objectivo final é trabalhar a mente. “Ambicionamos que no fim da pós-graduação a plasticidade mental dos nossos quadros esteja maior e mais flexível, estejam mais preparados para todas as mudanças tenham adquirido um comportamento darwiniano para o sucesso de novos desafios”, conclui José Teixeira.
A pós-graduação terá um regime de avaliação contínua e será ledcionada às sextas-feiras e aos sábados, nas instalações da UMinho.