Associações de Braga querem transformar Confiança em Centro Cívico e Cultural
A realização de uma exposição no âmbito dos 29º Encontros de Imagem e do 125º aniversário da Fábrica Confiança são os primeiros projectos previstos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Um conjunto de associações cívicas e culturais de Braga está disponível para assumir a gestão da Fábrica Confiança como Centro Cívico e Cultural (Confiança CCC). A intenção de avançar com o Confiança CCC parte das 20 entidades bracarenses que formam a Plataforma Salvar a Fábrica Confiança e que abrangem áreas artísticas como a fotografia, dança, teatro, música, cinema, artes plásticas, intervenção cívica e comunitária e de defesa do património. As primeiras iniciativas que as associações que se propõe a realizar na Fábrica Confiança são uma exposição no âmbito dos Encontros de Imagem, já em Setembro, e a festa do 125º aniversário da Saboaria e Perfumaria Confiança, que se assina a 12 de Outubro de 2019.
O projecto Confiança CCC será agora apresentado formalmente à Câmara Municipal de Braga, ao Ministério da Cultura e a mais entidades locais e nacionais, de forma a integrar novas ideias e propostas. Está também a ser preparada uma apresentação do Confiança CCC em Lisboa de forma a que esta iniciativa tenha impacto nacional e que possa servir de exemplo de movimento cívico e cultural para outros pontos do país.
A Câmara Municipal de Braga tem afirmado publicamente que não dispõe de verbas para transformar o histórico edifício da Fábrica Confiança num equipamento cultural tal como previsto na sua expropriação em 2012. O Confiança CCC pretende desbloquear esse impasse, pondo os agentes culturais a dinamizar e a angariar apoios e, ao mesmo tempo, assumindo a gestão e programação do edifício.
Sendo a Fábrica Confiança património municipal, o Confiança CCC necessita do alinhamento da autarquia neste objectivo de criação de um equipamento cívico e cultural. A proposta inicial é que a autarquia ceda o edifício por um período de 10 anos, que permita consolidar o projecto do Confiança CCC e que seja uma mais-valia na candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.
O concelho de Braga não dispõe de nenhum espaço de grande dimensão com uma programação transversal a vários públicos, mais flexível, mais próxima dos cidadãos e das comunidades e que reflicta a diversidade cultural e social do concelho. Os principais espaços culturais de Braga (Theatro Circo, GNRation e o futuro S. Geraldo) são geridos directamente pela autarquia. A lógica de programação dos referidos espaços obedece aos critérios de um director de programação ou então à programação de agentes culturais empresariais de âmbito nacional.