Ampliação da Pousada de Setúbal com investimento de 1M€
A renovação e ampliação da Pousada de Setúbal, localizada no Forte de S. Filipe, conta com um investimento de 1 M€ e deverá estar concluída em 2020. A Contacto Atlântico assina o projecto
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Pousada de Setúbal está com a actividade suspensa pelo grupo Pestana por motivos de segurança, desde 2014, na sequência de pareceres do Laboratório Nacional de Engenharia Civil que indicavam problemas de instabilidade de uma parte da encosta que sustenta o Forte de S. Filipe.
Com o decurso dos trabalhos de reforço da encosta onde se localiza o monumento nacional, projecto conduzido sob a liderança da Câmara Municipal de Setúbal, o Pestana Hotel Group, detentor da marca Pestana Pousadas de Portugal, anunciou um projecto que vai devolver a actividade turística àquela unidade hoteleira sadina, da qual é responsável pela exploração.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que assinalou em Setúbal o Dia Mundial do Turismo, sublinhou, na apresentação do projecto, tal como Luís Castanheira Lopes, o empenho, a dinâmica e o envolvimento da Câmara Municipal para que o Forte de S. Filipe volte a estar aberto, em pleno, a visitantes e a turistas que desejem usufruir dos serviços da pousada.
“Este é um dos bons exemplos que conciliam história, património e turismo”, salientou o ministro na iniciativa, realizada na esplanada do bar da fortificação quinhentista. “Esta vista mostra uma das mais bonitas baías do mundo e este é um projecto que acarinho e que tem muitas ligações à cidade.”
O responsável da Pestana Pousadas de Portugal acrescentou que as obras têm uma duração prevista de um ano e o investimento de um milhão de euros será repartido entre o grupo Pestana e a Enatur, empresa nacional de turismo à qual compete a execução das obras, que deverá estar concluídas em 2020.
O projecto, produzido pelo atelier Contacto Atlântico Arquitectura, liderado pelo arquitecto André Caiado, mais do que duplica a actual capacidade da Pousada de Setúbal, com o total de unidades a aumentar para 35, em vez das actuais 16.
Esta melhoria respeita, inclusivamente, o desenho original do edifício, uma vez que, explicou André Caiado, “o projecto de remodelação pretende recuperar o volume e a cércea do edifício original do século XVIII”.
Esse edifício original era integralmente constituído por dois pisos, perdendo essa vertente depois de obras de requalificação realizadas no início da década de 60 e das quais resultaram na abertura da Pousada de Setúbal. Outra novidade nesta reformulação da Pousada de Setúbal é que as instalações vão passar a incluir uma piscina.