Júris da 12ª edição do Cosentino Design Challenge
O Grupo Cosentino anunciou os vencedores da 12ª edição do Cosentino Design Challenge, o concurso promovido pela multinacional espanhola para fomentar o talento dos estudantes de Design e Arquitectura um pouco por todo o mundo.
Segundo o Grupo, foram recebidas 333 candidaturas, 141 para a categoria de Arquitectura e 192 para a categoria de Design, tendo sido registado um crescimento de 47% do número de participações, comparativamente com a edição anterior. Os trabalhos entregues são provenientes dos quatro continentes: Europa, América, Ásia y Oceânia.
Foram distinguidos três projectos na categoria de Arquitectura – Temática Cosentino e as Artes Cénicas”: “Geoda of Marble”, da autoria de Laura García Navas (ESADA), “Stalactige”, de Miguel J. Martínez Peirotén (ETSAM) e “Duttile”, projectado por Estela Benito Molina (Universidade de Saragoça). Na mesma categoria foram ainda atribuídas quatro menções honrosas: “At the edge”, de Gema Barranco Martín (ESADA), “Justa n Illusion” de Charles Tutin e Gaspard Pellerin (École Camondo), “Block”, de Patricia Bintaned Trigo e Eduardo Fustero Jarque (Universidad de Saragoça) e “Darkness Lights”, de Silvia Franco Tarriño (ESADA).
Na categoria de Design – Temática “Cosentino e a Luz”, houve outros três projectos vencedores: “Marble Origami” de Sophie Perrier (ESAM Design), “Ascension of the Stones”, de Ulises Moya Rodríguez (ESADA) e “Bajo la sombra de un árbol”, de David Hervás Rey (ETSAM). Foram também atribuídas menções honrosas a: “LascasLamp” de Arturo Garrido Velilla (ETSAM), “Wink Light” de Julie Lefranc (ESAM Design) e “SUNSET” de Cristina Moreno García (Escola Politécnica Superior de Sevilha).
Para Adelina Salinas, coordenadora do Cosentino Design Challenge: “a qualidade das propostas, sobretudo do ponto de vista do Design e da apresentação, subiu bastante em relação às edições anteriores. O concurso está cada vez mais consolidado e com maior aceitação junto das diferentes universidades e instituições de ensino”.
A deliberação do júri no Cosentino Design Challenge 12, composto por, Santiago Alfonso, vice-presidente de comunicação e marketing do Grupo Cosentino (Presidente), Endriana Audisho, professora na University of Technology Sydney, UTS (Austrália), Olivier Vedrine da la École Supérieure des Arts Modernes, ESAM (França), Taciana Laredo da Escuela de Arte de Teruel (Espanha), Teresa Franqueira de la Universidad de Aveiro (Portugal), José Antonio González da Escuela Superior de Arte y Diseño de Andalucía, ESADA (Espanha) e Carlos Rubio Carvajal (arquitecto convidado), teve lugar Cosentino City Madrid.