CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Philips Lighting contribuiu para transformar a sede da empresa de energia da República Checa Innogy (IGY ETR), ao instalar um sistema de iluminação LED para apoiar os ritmos circadianos dos colaboradores do escritório da Innogy, incluindo o estímulo dos seus níveis de energia em momentos diários definidos.
Na prática, explica a empresa em nota de imprensa ao CONSTRUIR, “no início do dia e após o almoço, os funcionários desfrutam de uma luz brilhante confortável semelhante à luz natural. Isto contribui para o estímulo dos níveis de energia e aumenta o conforto e as condições de visão do local de trabalho, fornecendo uma sensação de bem-estar e optimizando o desempenho”.
De acordo com a Philips Lighting, “o estímulo dos equipamentos da ‘iluminação centrada no ser humano’ é comparado a uma chávena de café intenso”.
Projecto de renovação
Em Novembro de 2017, a Innogy concluiu o projecto de renovação dos 10.000 metros quadrados do espaço de escritórios da sua sede na República Checa, em Limuzská, Praga. “A empresa tradicional de ambiente de escritório fechado transformou-se num espaço aberto e aproveitou a oportunidade para criar um ambiente de trabalho de qualidade superior, de forma a aumentar o conforto, bem-estar e desempenho dos seus 550 funcionários”, explica a Philips Lighting, sublinhando que, a “iluminação desempenhou um papel fundamental na renovação que envolveu um novo restaurante, novo mobiliário, alimentos saudáveis, novas cozinhas e espaços de criatividade”.
Para o efeito, a Philips Lighting instalou um sistema de iluminação em rede composto por aproximadamente 2.000 luminárias LED Philips, onde se incluem 860 equipamentos de tecto de luz branca regulável Philips PowerBalance e 96 iluminações descendentes de luz branca regulável Philips LuxSpace, programados para proporcionar diferentes configurações de luz durante diferentes horas do dia.
“As diferenças subtis na temperatura de cor e na intensidade da luz promovem, de igual modo, o conforto óptico e podem ser personalizadas pelos funcionários, de modo a adaptarem-se a tarefas específicas. Enquanto o foco do sistema de iluminação está em aumentar o conforto dos funcionários, também ajuda a promover a eficiência operacional através da monitorização e manutenção remotas”, explica a mesma fonte.
“O nosso objectivo era o de criar um ambiente extraordinário para os nossos funcionários. No início do dia, as luzes do escritório simulam a luz natural, proporcionando um impulso de energia útil. Os níveis de luz diminuem até após o almoço, momento no qual reforçamos novamente a iluminação para ajudar os nossos funcionários com a diminuição de energia pós-almoço. Aproximadamente 80% dos funcionários inquiridos descreveram a nova iluminação como sendo melhor ou muito melhor do que a anterior iluminação fluorescente com tubos, enquanto 60% concordou que esta contribuía para um local onde tinham gosto em trabalhar”, afirmou Tomáš Michna, director sénior de instalações e serviços da Innogy, na República Checa.
“Utilizámos o nosso conhecimento sobre os benefícios fisiológicos da iluminação em hospitais e em escolas e aplicámos esse conhecimento no espaço de escritórios. Sabemos que a exposição a uma determinada configuração de luz brilhante confortável durante uma hora é capaz de proporcionar um suave estímulo de energia (equivalente a uma chávena de café) e promover a espertina”, afirmou Jiří Tourek, director geral da Philips Lighting na República Checa. ‘’De modo semelhante, outras configurações de luz podem auxiliar no relaxamento ou ajudar os funcionários a acalmarem antes do almoço ou antes de regressarem a casa.”
Nota para o facto de, a qualquer altura, uma vez que a iluminação é concebida para complementar os ritmos circadianos naturais dos indivíduos, os funcionários da Innogy podem controlar as configurações da luz, personalizando-a de acordo com as suas necessidades ou tarefas específicas ao utilizar um controlo Dynalite de montagem na parede Philips Antumbra. Este botão de controlo por toque permite o controlo da iluminação e das persianas, permitindo aos funcionários personalizar o seu ambiente imediato para o ajustar às suas preferências.
De salientar ainda que, a instalação inclui aproximadamente 150 sensores que detectam a presença humana e desligam as luzes de uma divisão ou área quando estão vazias, poupando electricidade. Esta combinação entre iluminação LED e controlos de eficiência energética permitiu à Innogy reduzir o consumo de energia utilizada para iluminação em cerca de 50%, quando comparado à anterior iluminação fluorescente.