Open House Porto regressa a 1 e 2 de Julho

Por a 22 de Março de 2017

 

 

open house porto O Open House – evento internacional de promoção da arquitectura e do património edificado, criado em Londres e com mais de 20 anos de história -, volta ao Porto a 1 de 2 de Julho de 2017.

Depois do sucesso das duas primeiras edições – com 11 000 visitas realizadas em 2015 e 30 000 em 2016 -, esta terceira edição do Open House Porto garante abrir portas a um vasto conjunto de espaços do Porto, de Gaia e de Matosinhos, mostrando a excelência do património arquitectónico das três cidades. Para esta edição está previsto um roteiro com 60 espaços, mais nove do que a edição anterior.

Organizado e produzido em exclusivo pela CASA DA ARQUITECTURA-Centro Português de Arquitectura, o Open House Porto 2017 é comissariado pelos arquitectos Paula Santos e Ivo Poças Martins. Depois de ter a Trienal de Arquitectura de Lisboa como coprodutora nas edições anteriores, nesta edição e de futuro a Trienal ficará associada ao evento enquanto Parceira Institucional.

O Open House Porto conta ainda com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto, e com a colaboração das câmaras municipais de Gaia e de Matosinhos. Desta forma, o evento “pretende consolidar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano”, refere a CASA DA ARQUITECTURA-Centro Português de Arquitectura.

Para que cada edição possa ser original e irrepetível, o roteiro definido por Paula Santos e Ivo Poças Martins proporá uma nova abordagem para a descoberta de lugares e espaços “que, no seu conjunto, peça a peça, transformam o contexto urbano onde se inserem”.

Paula Santos é arquitecta, licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Foi professora de projecto na Universidade Lusíada de 1997 a 2006, e Professora convidada do Departamento de Arquitectura da FCT da Universidade de Coimbra, de 2008 a 2013. Constituiu escritório próprio e a empresa paula santos-arquitectura lda, em 1998, no Porto, tendo obtido o primeiro prémio em diversos Concursos Públicos e por convite.  Foi agraciada com o título de Grande Oficial da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio e é actualmente estudante de Doutoramento no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Ivo Poças Martins é arquitecto, licenciado e investigador pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Paralelamente à investigação académica, integrado no CEAU da FAUP, tem mantido desde 2003 a actividade de projecto no escritório Ivo Poças Martins e Matilde Seabra, arquitectos. É fundador e coeditor do fanzine Friendly Fire de arquitectura e cultura urbana. Foi membro da equipa de redacção do Jornal Arquitectos entre 2012 e 2015 e integrou, como Curador Assistente, a equipa da 4ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Desenvolve, actualmente, a sua tese de Doutoramento pelo Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP.

A par com o roteiro definido pelos comissários, decorrerá, à semelhança da edição anterior, um conjunto de acções paralelas denominadas “Programa Plus” que voltará a apostar, entre outros momentos, na dinamização de visitas que pretendem valorizar a acessibilidade, a inclusão e as famílias.

De salientar que, para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até ao próximo dia 21 de Abril, as inscrições para o recrutamento de 200 voluntários. O formulário para candidatura está disponível na página oficial do evento em www.openhouseporto.com.

A CASA DA ARQUITECTURA-Centro Português de Arquitectura nota ainda para o facto de, o quarteirão Real Vinícola, espaço onde a CASA DA ARQUITECTURA (CA) terá as suas futuras instalações, será um dos espaços do roteiro 2017. Apesar de verificados alguns atrasos em obra e estando agora confirmado o adiamento da sua abertura ao público para o final de Outubro de 2017, estará de portas abertas durante todo o fim-de-semana Open House Porto.

 

 

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *