Worx desenha nova sede da Atlas Copco em Portugal
Pedro Carta, arquitecto responsável pelo projecto, salienta a total ausência de gabinetes individuais, nem mesmo para o CEO da empresa
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Atlas Copco escolheu o departamento de arquitectura da Worx para ser o responsevel pelos novos escritórios da sua sede em Portugal. O espaço destaca-se por implementar “um inovador conceito de organização e utilização do local de trabalho”, assegura a consultora imobiliária.
A proposta do departamento de arquitectura da Worx teve como base o estudo aprofundado do conceito: ABW – Activity Based Working, em colaboração com uma equipa da Atlas Copco, responsável pelo desenvolvimento e implementação do conceito em todos os escritórios da Atlas Copco no mundo.
Nesse sentido, “foi desenvolvido um projecto de acordo com as necessidades do cliente, enfatizando a componente inovadora e o seu reflexo prático na melhoria da produtividade e satisfação no local de trabalho”, explicam os autores do projecto, referindo também que “o modelo adoptado teve como base o modelo internacional já usado pelo grupo empresarial e adaptado à cultura portuguesa”.
Pedro Carta, arquitecto responsável pelo projecto, explica que “na proposta inicial, tivemos em conta os princípios do cliente para a dinâmica do novo escritório. De salientar a total ausência de gabinetes individuais, nem mesmo para o CEO da empresa. Os trabalhadores da empresa poderão ao longo do dia ocupar diferentes tipos de postos de trabalho, consoante a necessidade de maior ou menor privacidade vs necessidade de colaboração com outros, que as funções que estão a desempenhar o exijam. Este projecto foi um desafio bem-sucedido, sendo um motivo de orgulho, a Worx ser a equipa escolhida para o realizar, especialmente para um cliente como a Atlas Copco.”
Recorde-se que a Worx foi também responsável pela colocação da Atlas Copco no Lagoas Park, numa área de 700 m2, numa operação conjunta com a CBRE.
A Atlas Copco é um fornecedor de soluções para a produtividade sustentável. O Grupo disponibiliza aos clientes produtos em compressores, soluções de vácuo e tratamento de ar, equipamentos de construção e minas, ferramentas eléctricas e sistemas de montagem. A empresa foi fundada em 1873, está sediada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países.