“Entre vizinhos” vai dar a conhecer bairros de habitação assinados por Siza em Portugal
DGArtes, Ordem dos Arquitectos e SIC organizam o ciclo para dar a conhecer os projectos, os processos participativos, os lugares e as suas diferentes vivências.

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Acompanhando e alargando o tema da representação portuguesa na XV Bienal de Arquitectura de Veneza – “Vizinhança: onde Alvaro encontra Aldo” (que conta com curadoria de Nuno Grande e Roberto Cremascoli) a decorrer até Novembro de 2016 –, a DGArtes, a Ordem dos Arquitectos e a SIC organizam um ciclo de encontros em três bairros de habitação projectados por Álvaro Siza, em Portugal, dando a conhecer os projectos, os processos participativos, os lugares e as suas diferentes vivências, sobretudo a partir da experiência dos residentes.
Nas três sessões, a decorrer no Porto (Bouça), Vila do Conde (Caxinas) e Évora (Malagueira), estarão presentes os organizadores da iniciativa, os arquitectos intervenientes, os representantes dos moradores, os curadores do Pavilhão de Portugal na XV Bienal de Arquitetura de Veneza e a autora da série de filmes “Vizinhos” (Cândida Pinto, SIC) incluída nos conteúdos dessa representação.
Em cada bairro, as conversas serão também estimuladas pela amostragem dos exemplos retratados na série, cruzando diferentes culturas e geografias, e pelo debate sobre o modo como se vivem hoje as relações de “vizinhança” numa Europa e num Portugal desejavelmente multiculturais.
No próximo dia 23 de Setembro, acontece o primeiro encontro, no Bairro da Bouça, com a presença de Siza Vieira, de José Ribeiro, da Associação de Moradores da Bouça, dos curadores Nuno Grande e Roberto Cremascoli, e da realizadora Cândida Pinto (SIC). A apresentação e moderação ficam a cargo do arquitecto Pedro Baía da Associação Circo de Ideias.
O segundo encontro tem data marcada para 8 de Outubro e será no Bairro de Caxinas, em Vila do Conde, com a moderação de Abel Coentrão. E o terceiro, a 21 de Outubro, será no Bairro da Malagueira, em Évora, com moderação de Brigitte Fleck, autora do livro Malagueira, Alvaro Siza’s Legacy.