“Entre vizinhos” vai dar a conhecer bairros de habitação assinados por Siza em Portugal
DGArtes, Ordem dos Arquitectos e SIC organizam o ciclo para dar a conhecer os projectos, os processos participativos, os lugares e as suas diferentes vivências.

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Acompanhando e alargando o tema da representação portuguesa na XV Bienal de Arquitectura de Veneza – “Vizinhança: onde Alvaro encontra Aldo” (que conta com curadoria de Nuno Grande e Roberto Cremascoli) a decorrer até Novembro de 2016 –, a DGArtes, a Ordem dos Arquitectos e a SIC organizam um ciclo de encontros em três bairros de habitação projectados por Álvaro Siza, em Portugal, dando a conhecer os projectos, os processos participativos, os lugares e as suas diferentes vivências, sobretudo a partir da experiência dos residentes.
Nas três sessões, a decorrer no Porto (Bouça), Vila do Conde (Caxinas) e Évora (Malagueira), estarão presentes os organizadores da iniciativa, os arquitectos intervenientes, os representantes dos moradores, os curadores do Pavilhão de Portugal na XV Bienal de Arquitetura de Veneza e a autora da série de filmes “Vizinhos” (Cândida Pinto, SIC) incluída nos conteúdos dessa representação.
Em cada bairro, as conversas serão também estimuladas pela amostragem dos exemplos retratados na série, cruzando diferentes culturas e geografias, e pelo debate sobre o modo como se vivem hoje as relações de “vizinhança” numa Europa e num Portugal desejavelmente multiculturais.
No próximo dia 23 de Setembro, acontece o primeiro encontro, no Bairro da Bouça, com a presença de Siza Vieira, de José Ribeiro, da Associação de Moradores da Bouça, dos curadores Nuno Grande e Roberto Cremascoli, e da realizadora Cândida Pinto (SIC). A apresentação e moderação ficam a cargo do arquitecto Pedro Baía da Associação Circo de Ideias.
O segundo encontro tem data marcada para 8 de Outubro e será no Bairro de Caxinas, em Vila do Conde, com a moderação de Abel Coentrão. E o terceiro, a 21 de Outubro, será no Bairro da Malagueira, em Évora, com moderação de Brigitte Fleck, autora do livro Malagueira, Alvaro Siza’s Legacy.