ASPORTUGUESAS são o primeiro produto desenvolvido por uma startup na Amorim Cork Ventures
A partir de hoje, está também em curso uma nova fase de candidaturas dirigida a empreendedores com ideias ou projectos em cortiça, que procurem um parceiro para acelerar a aquisição de conhecimento e as condições para o arranque de um negócio

CONSTRUIR
Vendas de alojamentos com crescimento “expressivo”
Ordem dos Arquitectos promove debate com candidatos à Assembleia da República
Plano Director Municipal de Setúbal alterado para “se adaptar a outros planos”
Torel Boutiques anuncia três novas unidades em 2025
Governo lança 95 concursos do PT2030 e assina 800 contratos PRR em Abril e Maio
Metro do Porto destina mais 50M€ à construção da Linha Rubi
Barreiro anuncia investimento de 1,3 M€ para requalificar Torralta; onde quer ver nascer um hotel
InnoWave investe 1M€ na estratégia de inteligência artificial generativa
Gebalis apresenta execução orçamental acima de 99% pelo terceiro ano consecutivo
Imovirtual estabelece parcerias com Photobooking e CASAFARI
ASPORTUGUESAS, a primeira marca mundial de flip-flops de cortiça é também o primeiro produto desenvolvido por uma startup na Amorim Cork Ventures. Resultado do sucesso desta “parceria”, a Amorim Cork Ventures promove nova convocatória em busca de ideias/negócios inovadores em cortiça e aposta na internacionalização.
Nuno Barroca, Vice-Presidente da Corticeira Amorim comenta que, “depois de mais de um ano a trabalharmos exaustivamente no desenvolvimento d’ASPORTUGUESAS, estamos muito entusiasmados com o seu lançamento. Esta é uma colecção que reúne todos os atributos que na Amorim Cork Ventures identificámos como prioritários para a aposta em novos negócios, a cortiça aparece como elemento diferenciador, é um produto de abrangência internacional e que preenche uma lacuna do mercado. Sendo liderado por um empreendedor com potencial, as nossas expectativas são claramente positivas.”
ASPORTUGUESAS são um projecto de ADN nacional, que resultou da incubação em Dezembro de 2014 da empresa ECOCHIC, do empreendedor Pedro Abrantes que, tendo feito um pré-teste de mercado com um primeiro modelo de flip-flop de cortiça, considerou que a Amorim Cork Ventures seria o parceiro ideal para o seu desenvolvimento. Para Pedro Abrantes “A oportunidade de trabalhar com a Corticeira Amorim e de beneficiar de todo o seu know-how, quer em termos de conhecimento do material, quer em termos de força de distribuição, foi decisiva para o desenvolvimento, com sucesso, d’ASPORTUGUESAS, que apresentam inúmeros benefícios face às soluções catualmente existentes no mercado.”
Call para empreendedores
A partir de hoje, está também em curso uma nova fase de candidaturas dirigida a empreendedores com ideias ou projectos em cortiça, que procurem um parceiro para acelerar a aquisição de conhecimento e as condições para o arranque de um negócio.
A nova call estende-se até ao início de Maio e, em linha com o que aconteceu no segundo semestre de 2015 prevê um programa de pré-aceleração dos projectos selecionados, em Lisboa, uma vez mais em parceria com a Beta-i.
A Amorim Recorda que, desde o seu lançamento, a Amorim Cork Ventures já recebeu mais de 190 propostas, tendo apoiado 17 projectos, dos quais já resultaram a criação de três startups, estando outras duas na eminência de serem constituídas.
Além da ECOCHIC (startup detentora d’ASPORTUGUESAS), integram o leque de incubados na Amorim Cork Ventures uma startup da área de têxteis de decoração e uma startup dedicada à injecção de compósitos de cortiça e polímeros.
De salientar que, fora de Portugal, e antecedendo qualquer esforço de internacionalização, a incubadora da Corticeira Amorim já recebeu propostas de 13 países diferentes. Também para fazer face a esta receptividade, no decorrer de 2016 será anunciado o primeiro programa no exterior, que visa captar empreendedores de Espanha, França e Itália, estando neste momento em análise os moldes em que este se vai desenrolar.