Proposta inspirada nos Descobrimentos vence concurso para recepção do Portugal dos Pequeninos
Promovido pela Fundação Bissaya Barreto este é o primeiro passo do projecto de expansão do parque temático, que será desenvolvido nos próximos anos de uma forma faseada

Ana Rita Sevilha
Câmara de Aveiro adjudicou conclusão da obra da Escola de Solposto
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
O colectivo SUBVERT STUDIO foi o vencedor do concurso de ideias para o novo edifício de recepção do Portugal dos Pequeninos. Promovido pela Fundação Bissaya Barreto este é o primeiro passo do projecto de expansão do parque temático, que será desenvolvido nos próximos anos de uma forma faseada.
Na memória descritiva a que o Construir teve acesso, a equipa de arquitectos explica que o edifício proposto remete para as formas das velas das embarcações dos Descobrimentos, e reflecte a diversidade e a vontade portuguesa de viajar e partir à descoberta
Desenvolvendo o tema do conceito do projecto, o SUBVERT STUDIO explica que é “a própria base da cultura portuguesa – o percurso, a viagem e as descobertas. Tal como o parque convida a este percurso de submersão nas raízes portuguesas, intimamente ligadas ao mar, às descobertas que este possibilitou, identificamos como ponto central da proposta interpretar este conceito de viagem, através de um olhar contemporâneo. A curiosidade que é tão inerente ao povo português é transposta para este universo sem tempo nem escala, através do olhar de uma criança. Desta forma, o Portugal dos Pequenitos simboliza esta viagem de (auto)descoberta do património e essência portuguesa”.
“Antecipando o universo criativo da criança, pretende-se um edifício que permita o despoletar de inúmeros processos de interpretação, onde poderá depositar empiricamente as suas memórias e criar novas e múltiplas associações. Esta interação e descoberta existe sobretudo através deste conceito de viagem”.
“Se o parque é uma viagem, o nosso edifício desenha-se estável na terra e lança-se com as velas ao vento. É ponto de partida e simultaneamente de regresso, espaço de expectativa, de transição, mas também de estadia, de encontros, e reencontros. O edifício remete para as formas náuticas das embarcações dos Descobrimentos, simboliza o mar e, reflecte a diversidade e a vontade portuguesa de não se ancorar à terra, de partir numa viagem.”
O novo edifício fica situado no extremo oposto à actual entrada e irá cumprir as funções de: bilheteira, sala para festas de aniversário, área para pista de gelo/ringue de patinagem, loja e espaço de restauração. Do edifício é ainda possível ver toda a área do Portugal dos Pequenitos.
Segundo o document descritivo da proposta, A área circundante de acesso ao edifício é beneficiada com espelhos de água e um percurso verde, alusivo à imagem de bosque e recuperando o desenho dos jardins clássicos, com recurso ao bucho, um elemento sempre presente na obra do Prof. Bissaya Barreto. O envidraçado permite, à medida que nos aproximamos, ver mais do interior do parque, numa crescente descoberta e aumento de expectativa.
A Fundação Bissaya Barreto promoveu o concurso de ideias para o novo edifício da recepção do Portugal dos Pequenitos, convidando 25 jovens arquitectos com obra feita, de todo o País. O projecto vencedor foi eleito entre 11 propostas concorrentes.
Em representação do atelier, Tiago Rebelo de Andrade (sócio do SUBVERT STUDIO juntamente com Diogo Ramalho e José Rico Sofia), reagiu à notícia comentando que “é simultaneamente uma grande honra e uma grande oportunidade poder intervir neste espaço emblemático com esta enormíssima história. Estamos certos que este projecto exigirá de nós uma grande responsabilidade pelo que representa, não só para os conimbricenses, como também para os portugueses, e em especial para os pequenitos.”
O júri do concurso de ideias de arquitectura para o novo edifício de recepção do Portugal dos Pequenitos, constituído por representantes da Fundação Bissaya Barreto, da Câmara Municipal de Coimbra, do Turismo do Centro de Portugal, da Direcção Regional de Cultura do Centro, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Coimbra e da Consultal, elegeu de forma consensual a proposta apresentada pelo atelier SUBVERT STUDIO.
Os critérios subjacentes à escolha foram: o valor icónico e filosófico – criatividade e diferenciação; o valor funcional – articulação entre os requisitos operacionais do edifício, a envolvente e o parque; a solução construtiva; a exequibilidade da solução proposta tendo em conta o custo.
Projecto faseado
Tal como referido anteriormente, o edifício da recepção corresponde à primeira fase do projecto de expansão do parque temático, que inclui também a construção de novos edifícios representativos do Portugal contemporâneo, novos recursos pedagógicos e uma remodelação ao nível de todo o parque, sobretudo ao nível de novas abordagens e conteúdos identitários da cultura de cada uma das regiões e países nele representado.