Mott MacDonald vai planear gestão dos recursos hídricos da Albânia
Empresa foi seleccionada pelo Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Administração da Água da Albânia para prestar serviços de aconselhamento técnico para a preparação dos planos de gestão da bacia hídrica dos rios Drini-Buna e Seman

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Mott MacDonald anunciou que foi seleccionada pelo Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Administração da Água da Albânia para prestar serviços de aconselhamento técnico para a preparação dos planos de gestão da bacia hídrica dos rios Drini-Buna e Seman.
Segundo o comunicado da multinacional britânica de engenharia, este projecto financiado pelo Banco Mundial, irá identificar um conjunto de medidas de economia prioritárias para melhorar a eficiência da gestão e uso dos recursos hídricos nas bacias.
Neste sentido, será feito um estudo dos recursos hídricos nas duas bacias, cobrindo a disponibilidade e procura, a qualidade da água à superfície e subterrânea, o estado da infra-estrutura existente e a identificação dos principais desafios para a utilização sustentável e eficiente dos recursos.
Esta informação será então utilizada na definição dos planos de gestão e irá focar-se na identificação das principais restrições relativas à água no desenvolvimento económico da região e do país, o que envolverá a definição de cenários de desenvolvimento das bacias. Os planos irão ainda incluir um programa preliminar de medidas em concordância com a directiva-quadro europeia para a água.
“Os recursos hídricos do Drini-Buna e do Seman são bens nacionais de importância fulcral para a os sectores da agricultura e da energia. Estas bacias estão cada vez mais vulneráveis às alterações climáticas e propensas a inundações e secas”, declarou Wim Verheugt.
O director de projecto da Mott MacDonald afirmou ainda o entusiasmo da empresa em trabalhar com o Ministério “na concepção de planos para a gestão sustentável e eficiente dos recursos hídricos”. “A nossa equipa irá trabalhar ao lado de outros peritos actualmente a trabalhar com o mesmo cliente na preparação e implementação de uma estratégia integrada de gestão de recursos hídricos para a Albânia”, concluiu.