Mott MacDonald vai planear gestão dos recursos hídricos da Albânia
Empresa foi seleccionada pelo Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Administração da Água da Albânia para prestar serviços de aconselhamento técnico para a preparação dos planos de gestão da bacia hídrica dos rios Drini-Buna e Seman
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Mott MacDonald anunciou que foi seleccionada pelo Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Administração da Água da Albânia para prestar serviços de aconselhamento técnico para a preparação dos planos de gestão da bacia hídrica dos rios Drini-Buna e Seman.
Segundo o comunicado da multinacional britânica de engenharia, este projecto financiado pelo Banco Mundial, irá identificar um conjunto de medidas de economia prioritárias para melhorar a eficiência da gestão e uso dos recursos hídricos nas bacias.
Neste sentido, será feito um estudo dos recursos hídricos nas duas bacias, cobrindo a disponibilidade e procura, a qualidade da água à superfície e subterrânea, o estado da infra-estrutura existente e a identificação dos principais desafios para a utilização sustentável e eficiente dos recursos.
Esta informação será então utilizada na definição dos planos de gestão e irá focar-se na identificação das principais restrições relativas à água no desenvolvimento económico da região e do país, o que envolverá a definição de cenários de desenvolvimento das bacias. Os planos irão ainda incluir um programa preliminar de medidas em concordância com a directiva-quadro europeia para a água.
“Os recursos hídricos do Drini-Buna e do Seman são bens nacionais de importância fulcral para a os sectores da agricultura e da energia. Estas bacias estão cada vez mais vulneráveis às alterações climáticas e propensas a inundações e secas”, declarou Wim Verheugt.
O director de projecto da Mott MacDonald afirmou ainda o entusiasmo da empresa em trabalhar com o Ministério “na concepção de planos para a gestão sustentável e eficiente dos recursos hídricos”. “A nossa equipa irá trabalhar ao lado de outros peritos actualmente a trabalhar com o mesmo cliente na preparação e implementação de uma estratégia integrada de gestão de recursos hídricos para a Albânia”, concluiu.