Zaha Hadid concebe complexo residencial em Monterrey
Zaha Hadid tem em mãos o seu primeiro projecto no México. O trabalho consiste num complexo residencial de grande densidade integrado no Esfera City Center em Monterrey, a […]
Marina Bertolami
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Zaha Hadid tem em mãos o seu primeiro projecto no México. O trabalho consiste num complexo residencial de grande densidade integrado no Esfera City Center em Monterrey, a terceira maior cidade do país.
O que inicialmente seriam 12 torres habitacionais teve como contra proposta por parte da empresa da arquitecta a implantação de 981 unidades de edifícios baixos, ordenados em três lados de uma disposição espacial rectangular. O complexo habitacional vai fazer parte do Esfera City Center, um planeamento mais alargado de unificação do centro de Monterrey que vai incluir espaços de entretenimento e compras, escritórios, hotéis e a área de apartamentos desenhada pela arquitecta.
As unidades da área residencial vão integrar varandas privativas que dispostas para um espaço central de jardim, interligam as suas formas e remetem para os traços originais da cidade do México numa tipologia vernacular.
Na sua conjuntura o complexo habitacional terá cerca de 136,000 metros que compreendem um parque de 30,000 metros quadrados com espaços de café, ginásio, uma sala comum e um anfiteatro para concertos. As diversas componentes do Esfera City Center vão ser projectadas por outros arquitectos, nomeadamente por Sordo Madaleno, Gilberto L. Rodriguez e Rodrigo de La Peña. O plano do Esfera City vai ser construído em três fases, pelo que a conclusão da primeira etapa está prevista para 2018.