Investigadores da FEUP vencem prémio John Henry Garood King
Álvaro Cunha e Elsa Caetano, professores da FEUP e investigadores do Laboratório de Vibrações e Monitorização de Estruturas (ViBest), foram distinguidos com este galardão pela Institution of Civil Engineering, em Londres
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Um artigo publicado por investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi galardoado com o prémio John Henry Garood King.
Álvaro Cunha e Elsa Caetano, professores da FEUP e investigadores do Laboratório de Vibrações e Monitorização de Estruturas (ViBest), foram distinguidos com este galardão pela Institution of Civil Engineering (ICE), na sede deste instituto britânico, em Londres.
O trabalho denominado “The Viana Footbridge: Construction and Dynamic Monitoring” e publicado na revista Bridge Engineering – Proceedings of ICE, contou também com a participação de Ricardo Barbosa e Filipe Magalhães como co-autores, e dedica-se à recente construção da ponte pedonal móvel de Viana do Castelo.
Segundo o comunicado da FEUP, este artigo descreve todo o processo construtivo da ponte e, em particular, do mastro e do tabuleiro metálico e fundações, levando a uma solução “perfeitamente segura e integrada com a marina, o rio, a plataforma dos utilizadores de bicicletas e o percurso pedestre contínuo que atravessa a ponte quando esta está fechada”.
É também descrito o trabalho de monitorização executado pelo ViBest durante alguns meses nesta infra-estrutura. “Atendendo a que se trata de uma ponte susceptível a vibrações, devido ao tráfego humano, o artigo descreve também os testes dinâmicos realizados durante e após a construção da ponte, incluindo dois ensaios de vibração ambiental, a medição de forças axiais em tirantes e ensaios com grupos de peões que permitiram avaliar os níveis de vibração induzido, em andamento normal, corrida e salto rítmico”, explica a FEUP.
“Trata-se de um prémio atribuído por uma entidade de grande prestígio no panorama da engenharia civil europeia, que traduz em particular o reconhecimento internacional da actividade dos investigadores do ViBest no domínio do estudo do comportamento dinâmico de pontes, estimulando-nos cada vez mais a privilegiar o desenvolvimento de trabalhos de qualidade dentro de uma linha estratégica de desenvolvimento coerente”, declarou Álvaro Cunha.