Investimento imobiliário na Alemanha poderá atingir valores record
No seguimento do que já aconteceu nos primeiros 6 meses de 2014, o mercado de investimento imobiliário na Alemanha continua a crescer e espera-se que se atinjam valores record semelhantes a 2007
CONSTRUIR
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
A Worx Real Estate Consultants divulgou os dados do mercado de Investimento na Alemanha através do seu contrato de first provider com o BNP Paribas Real Estate, dando a conhecer que, no seguimento do que já aconteceu nos primeiros 6 meses de 2014, o mercado de investimento imobiliário na Alemanha continua a crescer e espera-se que se atinjam valores record semelhantes a 2007.
Segundo a consultora imobiliária, nestes 9 meses o valor global atingiu os 25,48 mil milhões de Euros. A maioria destas operações (2/3) são resultado de “single deals” representando 17,26 mil milhões de euros e registando um aumento de 18,5% face a igual período do ano passado. O maior aumento (85%) prende-se com as operações com portfólios que representam 8,22 mil milhões.
Segundo a Worx, este crescimento é visível nas seis principais cidades alemãs ( Berlim, Colónia, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo e Munique) que atingiram um total de 13,14 mil milhões de euros.
De destacar que a cidade que apresenta maior crescimento face a 2013 é Hamburgo (43%) com um total de 2,5 mil milhões, seguido por Munique, líder com 3,47 mil milhões de euros e um crescimento de 36%.
De acordo com a mesma fonte, os edifícios de escritórios continuam a ser os preferidos pelos investidores, representando 41% dos negócios, seguidos de retalho com 26%. Contudo, é na logística e nos hotéis que surgem os resultados mais surpreendentes. O volume de negócios de hotéis quase duplicou face ao ano passado correspondendo a 8% do volume total enquanto a logística com 3 mil milhões de euros equivale a 12%.
A Worx salienta ainda que, ainda que no volume global não cheguem a 50%, os investidores estrangeiros lideram nas operações de portfólios com mais de 71% do capital investido.
Relativamente às yields de escritórios têm-se desenvolvido de forma estável, sendo que Munique e Hamburgo foram as cidades onde a queda foi mais alta, 5 pontos percentuais. Munique destaca-se assim como a cidade mais cara, com uma yield de 4,3% seguida de Hamburgo com 4,5% e Berlim e Frankfurt com 4,6%.
As previsões, devido aos vários negócios de grandes dimensões que se esperam até ao final deste ano, são de que 2014 poderá claramente ultrapassar o volume de transações do ano passado. A consultora diz prever-se ainda que os últimos três meses deste ano tenham um volume de investimento superior aos primeiros 3 meses deste ano, que já foram muito impressionantes (10 mil milhões de euros). Assim sendo é previsível que o volume total este ano atinja um valor entre os 35 e os 40 mil milhões de euros.