Cosentino e “Make it Right” juntos na edificação sustentável
A conferência insere-se na celebração do Congresso “World Sustainable Building 2014”, que de acordo com o Grupo espanhol é o maior encontro a nível mundial sobre edificação sustentável, onde se reúnem as instituições internacionais mais importantes e
Ana Rita Sevilha
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
No âmbito da colaboração entre a Cosentino e a Fundação criada pelo actor Brad Pitt, que se traduz principalmente através da doação do seu produto Eco by Cosentino para os projectos de casas que a “Make it Right” construiu nos Estados Unidos, ambas as entidades vão celebrar no próximo dia 29 de Outubro, numa conferência, o acesso a casas sustentáveis e ecológicas por parte de famílias com poucos recursos, no Congresso “World Sustainable Building 2014”, em Barcelona.
A jornada contará com a presença de Tom Darden, Director Executivo da Make It Right; Craig Turner, Director de Construção da Fundação; Wolfram Putz, sócio-fundador do estúdio alemão de arquitectura Graft, e Valetín Tijeras, Director de Produto e Inovação do Grupo Cosentino.
A conferência insere-se na celebração do Congresso “World Sustainable Building 2014”, que de acordo com o Grupo espanhol é o maior encontro a nível mundial sobre edificação sustentável, onde se reúnem as instituições internacionais mais importantes e influentes nesta matéria. Este ano, o Congresso é organizado pelo Green Building Council Espanha, conta com o patrocínio Gold do Grupo Cosentino e realiza-se de 28 a 30 de Outubro no Palácio de Congressos da Catalunha (Barcelona). Na assistência esperam-se mais de 20.000 visitantes procedentes de mais de 50 países.
A conferência da Cosentino e da “Make it Right” é uma das principais sessões do Congresso e é fruto da colaboração entre as duas entidades desde 2010. A multinacional espanhola doou o seu produto Eco by Cosentino para o uso nas cozinhas e casas-de-banho das 150 casas que a “Make it Right” construiu em New Orleans após a catástrofe originada pelo furacão Katrina em 2005.
A “Make it Right” teve a sua origem em 2007 e nasceu da vinculação do actor com a cidade norte-americana. O seu objectivo era a regeneração da zona de Lower Ninth Ward, a mais afectada pelo Katrina, através da construção de casas seguras, energeticamente eficientes e acessíveis para as vítimas do furacão.
Face a esse primeiro objectivo, a “Make it Right” tornou-se numa organização sem fins lucrativos que constrói casas com altos níveis no que diz respeito ao meio ambiente desenhadas por arquitectos, tais como Frank Gehry, Shigeru Ban ou David Adjaye, em todo o território norte-americano. Assim, assessora organizações de todo o mundo sobre métodos de construção inovadores e sustentáveis.
Através do compromisso do Grupo Cosentino com a responsabilidade social e o alcance da arquitectura e do design sustentáveis, a companhia continuou a colaborar com a Fundação em diferentes acções e projectos. Em 2012, por exemplo, contribuiu também com mais material Eco by Cosentino para o projecto de reforma e revitalização da Escola Primária Bancroft de Kansas City (Missouri).
Para Santiago Alfonso, Director de Marketing e Comunicação da Cosentino, “a colaboração com a Make it Right nos Estados Unidos reflecte o nosso compromisso com a inovação e a construção sustentável. Para todos nós, é um motivo de orgulho esta vinculação. Há que ter em conta que todos os produtos que a Make it Right destina às suas edificações, todas qualificadas com o selo Leed Platino, são selecionados segundo restritos critérios face às questões do meio ambiente, de eficiência energética e sustentabilidade”.
“O Congresso WSB14 Barcelona é uma oportunidade fantástica para dar a conhecer estes quatro anos de colaboração, bem como acrescentar conhecimento sobre alguns dos projectos de casas mais inovadoras e avançadas que estão a ser feitas em todo o mundo e que, para além disso, contam com a assinatura dos mais prestigiados arquitectos da actualidade”, conclui Santiago Alfonso.