Paris lidera ranking que mercado de retail mais atractivo do mundo
Neste ranking das cidades mais atractivas para retalhistas, de salientar que Lisboa desceu um lugar, ocupando agora o 39º lugar, numa lista de 189 cidades
Ana Rita Sevilha
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
“Este é o momento de agir com um sentido de Estado, criando condições fiscais favoráveis para o mercado da habitação”
Portugal participa no Troféu Placo do Grupo Saint-Gobain
Investimento imobiliário 3º trimestre de 2024 inicia retoma de performance
Maior grupo italiano de engenharia e contratação geral leiloa maquinaria
Lisboa recebe fórum europeu sobre eficiência energética em edifícios
CMM promove seminário “Portugal Steel” na Concreta
Recuo do IVA a 6% na construção para habitação
De acordo com a mais recente edição do estudo, “How Global is the Business of Retail”, levado a cabo pelaconsultora imobiliária global CBRE, Paris é o mercado de retail mais atractivo do mundo, tendo captado 50 novas marcas no ano passado, com França a classificar-se como o país mais importante para novas entradas.
Segundo a consultora, o estudo de 2014, que monitoriza os movimentos dos retalhistas em 2013, concluiu que a presença total dos retalhistas globais a nível nacional cresceu 1,7% e que mais de metade dos retalhistas (51%) está agora presente nas três principais regiões globais, Américas, Europa, Médio Oriente e África (EMEA) e Ásia-Pacífico, uma ligeira subida face ao ano anterior.
Recordando o ano de 2013,a CBRE lembra que os retalhistas concentraram-se em mercados mais maduros, com 18 das cidades prioritárias identificadas como mercados maduros, por comparação a apenas 14 no ano anterior. 83% das cidades em análise registou pelo menos uma nova entrada durante o ano (face a 81% no ano anterior), com os mercados prioritários a registar um aumento de 28% nas novas entradas.
Segundo a consultora, o número de novas entradas em termos de cidades aumentou 26% em variação homóloga, com um número crescente de retalhistas a atravessar fronteiras para expandir os seus negócios. Neste cenário, Paris subiu em popularidade entre as cidades mais atractivas para os retalhistas, acolhendo 50 novas entradas ao longo do ano, incluindo 10 novas marcas do sector de Luxury & Business Fashion. A capital francesa beneficiou ainda de três novos centros comerciais em 2013, mas de acordo com o estudo, foi o comércio de rua em zonas prime que atraiu a maioria das marcas globais. Segundo a CBRE, a concorrência entre as marcas de luxo nestas zonas de comércio de rua é intensa devido ao aumento da procura por parte dos turistas, em especial da China.
Neste ranking das cidades mais atractivas para retalhistas, de salientar que Lisboa desceu um lugar, ocupando agora o 39º lugar, numa lista de 189 cidades.
Carlos Récio, Director de Agência de Retail da CBRE Portugal, comenta: “apesar da conjuntura económica desfavorável e do momento delicado que todos vivemos, regista-se um dinamismo crescente no comércio de rua, nomeadamente nas chamadas zonas prime e nas localizações que de alguma forma beneficiam do crescente fluxo de turistas que nos visitam. No último ano registámos a entrada em Portugal de um conjunto de marcas internacionais, como a Cartier, Michael Kors, Tiger, Fancy Jewelery, Aristocrazy e seguramente que em 2014 esta tendência de novas entradas de no mercado nacional irá continuar.”
Como explica a consultora, França encabeçou a tabela dos países mais atractivos, à frente do Japão e de Hong Kong e registou uma confiança renovada no mercado. Paris foi o principal ponto de entrada para muitos retalhistas e registou uma subida das rendas para os níveis mais elevados da última década, devido ao interesse significativo por parte dos retalhistas globais na quantidade limitada de espaço prime disponível. Contudo, Paris não foi o único mercado-alvo. Os retalhistas também escolheram outras nove cidades francesas para instalar a sua primeira loja.
Tóquio ocupa o segundo lugar entre as cidades mais atrativas para retalhistas globais, tendo duplicado o número de novas entradas em 2013 (48), face a 2012, o que, segundo a CBRE, reflecte confiança renovada nas perspectivas económicas do Japão. Metade das novas entradas (24) vieram dos Estados Unidos e 18 vieram da Europa. Hong Kong e Abu Dabi foram os terceiro e quarto mercados mais atractivos, com 43 e 42 novas entradas, respectivamente.
A CBRE destaca ainda Londres, como a cidade que acolhe mais marcas internacionais e salienta que o top 10 das cidades compreende ainda Pequim, Moscovo, Xangai, Frankfurt, Taipé e Singapura.
Jose Luis Martin, Senior Director do Departamento de Cross Border Retail da região EMEA da CBRE, comenta: “a melhoria das perspectivas económicas na Europa Ocidental e na América do Norte está a fazer com que os retalhistas globais redireccionem os planos de expansão para mercados maduros e nos principais destinos de retail do mundo, com Paris, Tóquio, Londres e Berlim como destinos prioritários. Os retalhistas também voltaram as atenções para cidades asiáticas e sul-americanas e mercados europeus em recuperação onde ainda estão sub-representados. A promoção global de centros comerciais também se encontra num máximo histórico e oferece aos retalhistas a oportunidade de entrarem em novos mercados, em particular na Ásia, América Latina e Europa de Leste. Os proprietários estão a aplicar recursos consideráveis na revitalização, ampliação e renovação dos centros existentes e garantir as principais marcas internacionais é parte essencial da sua estratégia”.
“O crescimento do ambiente online e o comércio de rua em zonas prime elevou a importância da marca, não só entre retalhistas de artigos de luxo mas em toda a gama de retail, o que provocou o aumento da procura de marcas ambiciosas por parte dos consumidores, o que está a impulsionar a procura de novas lojas”, refere o mesmo responsável.
Ao que a CBRE apurou, os retalhistas das Américas são de longe os mais globais, com 80% com presença nas três regiões, face a 48% dos retalhistas europeus e 25% dos retalhistas da região Ásia-Pacífico. Segundo a consultora, a maturidade do mercado americano incentivou os retalhistas a atravessar fronteiras e alargar o seu alcance global para fazer crescer as suas empresas. Os retalhistas dos Estados Unidos que expandiram para a região EMEA representaram 40% dos movimentos internacionais realizados por retalhistas americanos, 35% foram entradas na Ásia e apenas 18% foram entradas noutros países da região das Américas.
David Close, Senior Director do Departamento de Cross-Border Retail da região EMEA da CBRE, comenta: “a maturidade e densidade do mercado americano está a encorajar os retalhistas a olhar além-fronteiras em busca de crescimento. Os retalhistas dos Estados Unidos são de longe os mais activos em termos de expansão, com pelo menos um retalhista americano a entrar em 45 dos 61 países em análise.”
“Londres mantém-se o mercado mais procurado pelos retalhistas americanos que pretendem sair da sua região. A percentagem de retalhistas americanos com presença em Londres subiu 4,2% desde 2012 e dois terços dos retalhistas baseados nas Américas estão agora presentes em Londres”, conclui.
De salientar que o sector de Luxury & Business Fashion foi responsável pela percentagem mais elevada (24%) de novas entradas no mercado a nível global. Um terço (32%) do total de novas entradas nas Américas proveio deste sector, o que consiste num reflexo directo da melhoria das perspectivas para o consumo dos Estados Unidos. Os retalhistas de Luxury & Business Fashion demonstraram ainda estar muito activos na região EMEA, sendo responsáveis por 24% das novas entradas.