Desenhos de João Mendes Ribeiro expostos em Coimbra
A mostra abrange um amplo intervalo de tempo, com os desenhos mais antigos datados de 1983, feitos durante o período de formação de João Mendes Ribeiro no curso de Arquitectura da Escola de Belas Artes do Porto

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Colégio de Artes de Coimbra inaugura no próximo dia 7 de Novembro a exposição “João Mendes Ribeiro: vinte e dois desenhos”. A exposição ficará patente até 17 de Dezembro de 2013.
A mostra abrange um amplo intervalo de tempo, com os desenhos mais antigos datados de 1983, feitos durante o período de formação de João Mendes Ribeiro no curso de Arquitectura da Escola de Belas Artes do Porto, no âmbito da disciplina de História da Arquitectura Portuguesa e os desenhos mais recentes de 2010 e 2011 e referentes a obras realizadas em Coimbra.
“A separá-los estão vinte e oito anos de um percurso plural nas áreas da arquitectura, das artes e da docência”, explica a organização da exposição em comunicado de imprensa enviado ao Construir.
A exposição integra dois tipos distintos de desenho: desenhos de observação de cidades e edifícios e esquissos de projectos de arquitectura e de espaços cénicos. Os desenhos de observação são, naturalmente, os mais antigos. Os mais recentes, e também os mais específicos, são desenhos de projecto, explica a mesma fonte.
“Não obstante o carácter particular de cada um deles, ambos integram de modo muito semelhante uma forma de pensamento ligado ao desenho. Seguindo uma linha clara e coerente, que acompanha a formação e o percurso profissional de João Mendes Ribeiro, o desenho de observar para pensar vai dando lugar a um desenho mais concreto e literal, de pensar para construir”.