Desenhos de João Mendes Ribeiro expostos em Coimbra
A mostra abrange um amplo intervalo de tempo, com os desenhos mais antigos datados de 1983, feitos durante o período de formação de João Mendes Ribeiro no curso de Arquitectura da Escola de Belas Artes do Porto

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O Colégio de Artes de Coimbra inaugura no próximo dia 7 de Novembro a exposição “João Mendes Ribeiro: vinte e dois desenhos”. A exposição ficará patente até 17 de Dezembro de 2013.
A mostra abrange um amplo intervalo de tempo, com os desenhos mais antigos datados de 1983, feitos durante o período de formação de João Mendes Ribeiro no curso de Arquitectura da Escola de Belas Artes do Porto, no âmbito da disciplina de História da Arquitectura Portuguesa e os desenhos mais recentes de 2010 e 2011 e referentes a obras realizadas em Coimbra.
“A separá-los estão vinte e oito anos de um percurso plural nas áreas da arquitectura, das artes e da docência”, explica a organização da exposição em comunicado de imprensa enviado ao Construir.
A exposição integra dois tipos distintos de desenho: desenhos de observação de cidades e edifícios e esquissos de projectos de arquitectura e de espaços cénicos. Os desenhos de observação são, naturalmente, os mais antigos. Os mais recentes, e também os mais específicos, são desenhos de projecto, explica a mesma fonte.
“Não obstante o carácter particular de cada um deles, ambos integram de modo muito semelhante uma forma de pensamento ligado ao desenho. Seguindo uma linha clara e coerente, que acompanha a formação e o percurso profissional de João Mendes Ribeiro, o desenho de observar para pensar vai dando lugar a um desenho mais concreto e literal, de pensar para construir”.