Martifer Solar constrói parque fotovoltaico na Ucrânia
“Com mais de 20 mil módulos fotovoltaicos instalados em estruturas fixas, numa área de 11 hectares, o parque terá uma capacidade da produção de 5,74 GWh/ano, o equivalente ao consumo médio de cerca de 6.500 habitantes”
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Martifer Solar está a construir um parque fotovoltaico de 5 MWp na Ucrânia, que será o terceiro construído para a empresa Rengy Development neste país.
Segundo o comunicado da subsidiária da Martifer, o projecto, situado em Tomashpil, na região de Vinnytsia, é financiado pelo Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD).
“Com mais de 20 mil módulos fotovoltaicos instalados em estruturas fixas, numa área de 11 hectares, o parque terá uma capacidade da produção de 5,74 GWh/ano, o equivalente ao consumo médio de cerca de 6.500 habitantes, permitindo evitar a emissão de mais de 5 mil toneladas de CO2 por ano”, explica o comunicado de imprensa da empresa de Oliveira de Frades.
A Martifer Solar é responsável, neste projecto, pela engenharia, fornecimento e construção (EPC) do parque, cuja conclusão está prevista para este mês, ficando também com os serviços de operação e manutenção à sua responsabilidade.
“Estamos satisfeitos por continuar a nossa produtiva cooperação com a Martifer Solar, ao assinar mais um contrato com esta empresa. Tendo em conta a nossa experiência no passado, esperamos que este projecto represente uma nova história de sucesso no mercado ucraniano, possibilitando à Martifer Solar a entrega do parque nos curtos e desafiantes prazos definidos pelos nossos stakeholders”, declarou Narek Harutyunyan, managing director da Rengy Development.
Por sua vez, Francisco Queirós, country manager da Martifer Solar na Ucrânia, afirmou que a empresa está muito satisfeita por ter “merecido, novamente, a confiança de instituições como o BERD e a Rengy Development”, após os projectos que construiu em 2012 no país. “Este facto é a prova de que a Martifer Solar tem realizado, em todo o mundo, um trabalho meritório, que é reconhecido e valorizado pelos seus clientes e parceiros”, concluiu.