Rem Koolhaas nomeado director da próxima Bienal de Arquitectura de Veneza
Rem Koolhaas foi distinguido com o Leão de Ouro de Carreira da 12º Bienal de Veneza, realizada em 2010

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Aquilo que começou como um rumor no twitter, já foi confirmado pelo Conselho de Administração da Bienal de Arquitectura de Veneza, presidido por Paolo Baratta, que depois de se ter reunido com o actual director – David Chipperfield, e expressar a sua gratidão pelos resultados alcançados, nomeou Rem Koolhaas para o seu lugar, ficando assim o arquitecto holandês responsável pela Exposição Internacional de Arquitectura a realizar em 2014.
No final do Conselho, Paolo Baratta disse: “a Bienal de Arquitectura de Veneza foi ganhando gradualmente importância e reconhecimento no mundo inteiro, sendo por isso altura de envolver na próxima exposição Rem Koolhaas, uma das maiores personalidades da arquitectura do nosso tempo”.
Por seu lado, Rem Koolhaas referiu: “queremos olhar de uma perspectiva diferente para os elementos básicos da arquitectura – usados por qualquer arquitecto em qualquer lugar e em qualquer momento – para ver se conseguimos descobrir algo novo sobre a arquitectura”.
Rem Koolhaas, nascido em Roterdão em 1944, criou o atelier OMA (Office for Metropolitan Architecture) com Elia e Zoe Zenghelis e Madelon Vriesendorp. Galardoado com o Prémio Pritzker em 2000, foi considerado pela revista Time uma das figuras mundiais mais influentes em 2008. Rem Koolhaas foi também distinguido com o Leão de Ouro de Carreira da 12º Bienal de Veneza, realizada em 2010. Na altura, a organização da Exposição que tinha Kazuyo Sejima como directora, justificou a escolha mencionado que “Rem Koolhaas expandiu as possibilidades da arquitectura”, sublinhando que “a sua influência mundial “ultrapassa a arquitectura”. Entre as suas principais obras está a Casa da Música, no Porto.