Rem Koolhaas nomeado director da próxima Bienal de Arquitectura de Veneza
Rem Koolhaas foi distinguido com o Leão de Ouro de Carreira da 12º Bienal de Veneza, realizada em 2010

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Aquilo que começou como um rumor no twitter, já foi confirmado pelo Conselho de Administração da Bienal de Arquitectura de Veneza, presidido por Paolo Baratta, que depois de se ter reunido com o actual director – David Chipperfield, e expressar a sua gratidão pelos resultados alcançados, nomeou Rem Koolhaas para o seu lugar, ficando assim o arquitecto holandês responsável pela Exposição Internacional de Arquitectura a realizar em 2014.
No final do Conselho, Paolo Baratta disse: “a Bienal de Arquitectura de Veneza foi ganhando gradualmente importância e reconhecimento no mundo inteiro, sendo por isso altura de envolver na próxima exposição Rem Koolhaas, uma das maiores personalidades da arquitectura do nosso tempo”.
Por seu lado, Rem Koolhaas referiu: “queremos olhar de uma perspectiva diferente para os elementos básicos da arquitectura – usados por qualquer arquitecto em qualquer lugar e em qualquer momento – para ver se conseguimos descobrir algo novo sobre a arquitectura”.
Rem Koolhaas, nascido em Roterdão em 1944, criou o atelier OMA (Office for Metropolitan Architecture) com Elia e Zoe Zenghelis e Madelon Vriesendorp. Galardoado com o Prémio Pritzker em 2000, foi considerado pela revista Time uma das figuras mundiais mais influentes em 2008. Rem Koolhaas foi também distinguido com o Leão de Ouro de Carreira da 12º Bienal de Veneza, realizada em 2010. Na altura, a organização da Exposição que tinha Kazuyo Sejima como directora, justificou a escolha mencionado que “Rem Koolhaas expandiu as possibilidades da arquitectura”, sublinhando que “a sua influência mundial “ultrapassa a arquitectura”. Entre as suas principais obras está a Casa da Música, no Porto.