Rem Koolhaas nomeado director da próxima Bienal de Arquitectura de Veneza
Rem Koolhaas foi distinguido com o Leão de Ouro de Carreira da 12º Bienal de Veneza, realizada em 2010
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Aquilo que começou como um rumor no twitter, já foi confirmado pelo Conselho de Administração da Bienal de Arquitectura de Veneza, presidido por Paolo Baratta, que depois de se ter reunido com o actual director – David Chipperfield, e expressar a sua gratidão pelos resultados alcançados, nomeou Rem Koolhaas para o seu lugar, ficando assim o arquitecto holandês responsável pela Exposição Internacional de Arquitectura a realizar em 2014.
No final do Conselho, Paolo Baratta disse: “a Bienal de Arquitectura de Veneza foi ganhando gradualmente importância e reconhecimento no mundo inteiro, sendo por isso altura de envolver na próxima exposição Rem Koolhaas, uma das maiores personalidades da arquitectura do nosso tempo”.
Por seu lado, Rem Koolhaas referiu: “queremos olhar de uma perspectiva diferente para os elementos básicos da arquitectura – usados por qualquer arquitecto em qualquer lugar e em qualquer momento – para ver se conseguimos descobrir algo novo sobre a arquitectura”.
Rem Koolhaas, nascido em Roterdão em 1944, criou o atelier OMA (Office for Metropolitan Architecture) com Elia e Zoe Zenghelis e Madelon Vriesendorp. Galardoado com o Prémio Pritzker em 2000, foi considerado pela revista Time uma das figuras mundiais mais influentes em 2008. Rem Koolhaas foi também distinguido com o Leão de Ouro de Carreira da 12º Bienal de Veneza, realizada em 2010. Na altura, a organização da Exposição que tinha Kazuyo Sejima como directora, justificou a escolha mencionado que “Rem Koolhaas expandiu as possibilidades da arquitectura”, sublinhando que “a sua influência mundial “ultrapassa a arquitectura”. Entre as suas principais obras está a Casa da Música, no Porto.