Fundo Sierra vende centro comercial Munster Arkaden à Aachener Grundvermogen
“O MÜNSTER ARKADEN segue na sua arquitectura e aparência de elevada qualidade a sofisticada herança da cidade de Münster”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Sierra European Retail Real Estate Asset Fund (Fundo Sierra) anunciou que vendeu a sua participação de 100% no centro comercial Münster Arkaden (Münster, Alemanha) à Aachener Grundvermögen-Kapitalanlagegesellschaft mbH.
Através desta venda, o Fundo Sierra, um fundo de investimento imobiliário europeu detido em 50,1% pela Sonae Sierra, “permite aos seus investidores rentabilizar a elevada procura por parte de investidores em centros comerciais de grande qualidade na Alemanha”, revela a mesma fonte em comunicado de imprensa, sublinhando que o acordo de venda “prevê que a Sonae Sierra continue a ser responsável pela gestão do Münster Arkaden”.
“Esta bem-sucedida transacção reflecte a capacidade da Sonae Sierra de oferecer aos investidores uma valorização de capital através do investimento em centros comerciais de elevada qualidade e geridos de forma activa. Esta transação marca mais um passo na implementação da estratégia de reciclagem de capital da nossa empresa, permitindo-nos prosseguir com a nossa expansão nos mercados em que estamos activos, e também para novos mercados emergentes, garantido o crescimento sustentável da empresa. Simultaneamente, a Sonae Sierra mantém uma presença sólida na Alemanha, com cinco centros comerciais sob gestão, três deles para terceiros, e dois novos projectos em diferentes fases de desenvolvimento. Este compromisso é sublinhado pelo facto de a Sonae Sierra se manter responsável pela gestão do Münster Arkaden”, afirmou Fernando Guedes Oliveira, CEO da Sonae Sierra.
A nova proprietária do MÜNSTER ARKADEN é a AACHENER GRUNDVERMÖGEN, uma sociedade de investimento de capitais sedeada em Colónia (Alemanha), que se especializou há 40 anos no sector do retalho urbano, com um modelo de investimento na área urbana.
“O MÜNSTER ARKADEN segue na sua arquitectura e aparência de elevada qualidade a sofisticada herança da cidade de Münster. Como quase nenhum outro centro comercial na Alemanha, está integrado na zona comercial do centro da cidade e funciona como uma oferta complementar. Assim, o MÜNSTER ARKADEN contribui positivamente para o desenvolvimento do centro da cidade funcionando como uma âncora urbana. Aqui, tanto o urbano como a integração funcional foram bem sucedidas” afirma o Dr. Frank Wenzel, CEO da AACHENER GRUNDVERMÖGEN.
O Münster Arkaden, centro comercial de 3 andares, tem uma localização privilegiada na zona nobre da cidade de Münster. O centro comercial do centro da cidade conta com 37 lojas e vários operadores de restauração. O centro comercial de 38.800 m2 de área bruta locável (ABL) está totalmente comercializado com contratos de longo prazo com operadores de sucesso e lojas âncora como Saturn, Zara, Peek & Cloppenburg, Esprit, Olymp & Hades, Intersport Voswinkel, SuperBioMarkt e dm, para além do Banco Sparkasse Münsterland-Ost que tem aqui uma grande loja.
O Münster Arkaden foi inaugurado em Maio de 2005 e adquirido em Maio de 2007 pelo Fundo Sierra. O contrato de aquisição estabelecido entre o Fundo Sierra e a AACHENER GRUNDVERMÖGEN foi assinado no passado dia 15 de Novembro com acordo de confidencialidade em relação ao preço de venda. O Fundo Sierra contou com o aconselhamento da equipa da Cushman & Wakefield de Frankfurt (Alemanha).