Sonae Sierra abre as portas do 11º Centro Comercial no Brasil
O novo Centro, com 45.300 m2 de ABL, “será um marco importante para a cidade pela sua sofisticação e carácter diferenciador, que trará para Uberlândia
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Uberlândia Shopping, 11º Centro Comercial da Sonae Sierra no Brasil abriu oficialmente as portas. Localizado na região do Triângulo Mineiro, conta com 92% da sua Área Bruta Local (ABL) comercializada, o que para a Sonae Sierra “ atesta a qualidade do projecto”.
O novo Centro, com 45.300 m2 de ABL, “será um marco importante para a cidade pela sua sofisticação e carácter diferenciador, que trará para Uberlândia novas alternativas de comércio, cultura e entretenimento distribuídas por dois pisos que acolhem 201 lojas, das quais seis lojas de grande dimensão, 21 restaurantes, um hipermercado Walmart e 5 salas de cinema de última geração da Cinemark. Conta ainda com um amplo parque de estacionamento para 2.400 automóveis e um parque de bicicletas com 170 lugares, interligado à ciclovia urbana da cidade”, revela a Sonae Sierra em comunicado de imprensa.
Para Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra “este é o primeiro de um conjunto de novos projectos que pretendemos desenvolver no Brasil onde passamos a ter 11 centros em operação e mais dois em construção, que representam um investimento total de 255 milhões de euros. Pretendemos acelerar o crescimento da nossa operação no Brasil aproveitando o excelente desempenho da economia brasileira, que tem permitido à Sonae Sierra obter resultados muito positivos neste país e reforçar a nossa posição como um dos principais players do sector no Brasil”.
A arquitectura do Uberlândia Shopping é inspirada na “exuberante vegetação e aspectos naturais do Cerrado Mineiro”. Nesse sentido, a decoração tem cores e texturas da região, que estão presente nas fachadas e corredores. No desenho do Centro Comercial “prevalecem a assimetria e formas geométricas diferenciadas, com grandes áreas envidraçadas para um melhor aproveitamento da luz natural”.
Ao nível do projecto de arquitectura a Sonae Sierra destaca a Praça de Alimentação, “com uma parede envidraçada e um terraço externo com uma ampla vista para a cidade”.
Seguindo a Política de Responsabilidade Corporativa da Sonae Sierra, o Uberlândia Shopping adoptou diversas medidas para diminuir o impacto ambiental e garantir a Segurança e Saúde dos trabalhadores. “Foi o segundo centro comercial do mundo e o primeiro da América, a obter dupla certificação (ISO 14001 e OHSAS 18001) do sistema integrado de Segurança, Saúde e Ambiente durante a fase de construção do projeto, sendo que o primeiro foi o Le Terrazze, outro centro da Sonae Sierra, inaugurado na passada semana em Itália”, garante a Sonae Sierra.
A mesma fonte sublinha que, “para além de utilizar soluções arquitectónicas sustentáveis como o uso de áreas envidraçadas – que privilegiam a luz natural e permitem a economia de energia eléctrica – e a instalação de paredes verdes na fachada, a operação do Centro também terá diversas medidas ambientais, como a utilização de equipamentos de ar condicionado que utilizam menos água e gastam menos energia, torneiras com sensores automáticos e descargas económicas nos WCs, com controlo do volume de água. Para além disso, a iluminação do centro comercial será feita com lâmpadas LED, que consomem até 80% menos energia do que as lâmpadas comuns”.
Com a abertura do Uberlândia Shopping a Sonae Sierra totaliza 11 centros comerciais no Brasil, o que que representa um total de 401.900 m² de ABL. A Empresa tem ainda dois centros comerciais em construção, o Boulevard Londrina Shopping, no Paraná, com abertura prevista para o final de 2012 e o Passeio das Águas, Goiânia, capital do estado de Goiás, que deverá inaugurar em 2013. No total estes dois novos projetos em construção representam um investimento de 255 milhões de euros e vão permitir à Sonae Sierra quase duplicar a sua dimensão no Brasil, com um aumento de 92% da sua ABL.
“Pretendemos ter em permanência dois projectos em construção no Brasil” afirma Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra. “Além dos dois projectos actualmente em desenvolvimento (Boulevard Londrina Shopping e Passeio das Águas Shopping), temos como objectivo estar envolvidos no desenvolvimento de mais sete novos projectos até 2016 inclusive e realizar a expansão/renovação de mais três centros que já temos em operação”, adianta.