“Alta-velocidade até nem é muito racional para toda a Europa”, diz comissário europeu
Apontando que, por exemplo, o TGV entre Paris e Bruxelas atinge velocidades superiores a 300 km por hora, Kallas sustentou que “talvez não seja muito racional” querer aplicar este modelo em toda a Europa
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O comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas, surpreendeu esta quinta-feira ao afirmar que “talvez nem seja muito racional” querer implementar a alta velocidade em toda a Europa.
No final de um Conselho de Ministros dos Transportes da União Europeia, dedicado às redes transeuropeias de transportes, Kallas reagia ao declarado abandono do projecto do TGV pro parte do Governo português, acrescentando que as ligações ferroviárias nas quais o país deverá investir “são também muito rápidas”.
Apontando que, por exemplo, o TGV entre Paris e Bruxelas atinge velocidades superiores a 300 km por hora, Kallas sustentou que “talvez não seja muito racional” querer aplicar este modelo em toda a Europa ou fazer deste objectivo uma prioridade, até porque os comboios de velocidade elevada cumprem também os objectivos, com velocidades na ordem dos 200 km por hora, “o que significa que em quatro horas cobrem 800 quilómetros”, uma área apreciável.
“Sejamos racionais no desenvolvimento desta rede” transeuropeia, acrescentou. O comissário garantiu, por isso, que “não há qualquer conflito com Portugal neste momento”, até porque o país continuará a assegurar ligações importantes, no quadro da rede transeuropeia.
Recorde-se que esta quarta-feira ficou a saber-se que o Governo decidiu deixar cair “definitivamente” o projecto da alta velocidade, isto depois de o Tribunal de Contas (TC) ter detectado ilegalidades na adjudicação da obra da linha do TGV Poceirão-Caia ao consórcio Elos, liderado pela Soares da Costa e pela Brisa.