Sonae Sierra entra na Argélia
A Sonae Sierra acaba de entrar no mercado argelino com a criação da Sierra Cevital, uma empresa de prestação de serviços na área dos centros comerciais
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Sonae Sierra acaba de entrar no mercado argelino com a criação da Sierra Cevital, uma empresa de prestação de serviços na área dos centros comerciais, incluindo as actividades de desenvolvimento, gestão e comercialização de centros comerciais.
“A Sierra Cevital é detida pela Sonae Sierra e pela Cevital – um grupo argelino com interesses em diversas áreas de negócio nomeadamente indústria alimentar, construção, fabricação de vidro e revenda automóvel. Mais recentemente lançou-se na grande distribuição com a marca de hipermercados Uno”, explica a Sonae Sierra em comunicado de imprensa.
Para Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, a “entrada neste novo mercado é mais um passo na diversificação da presença internacional da Sonae Sierra. A nossa parceria com a Cevital permite-nos juntar as nossas competências e experiência no sector dos centros comerciais com o conhecimento que a Cevital tem do mercado argelino. Estamos certos que a combinação destes factores irá ter um impacto positivo no desenvolvimento da nossa actividade na Argélia.”
Salim Rebrab, Administrador da Cevital, acrescenta: “hoje, a Argélia tem um défice de centros comerciais que possam oferecer uma experiência de lazer e de comércio moderna. A parceria com a Sonae Sierra foi motivada por vários aspectos: temos os mesmos valores de integridade e respeito, partilhamos a mesma visão e, especialmente, a ambição de nos tornarmos líder neste sector na Argélia. Por último, a complementaridade das nossas competências é clara, juntando o conhecimento do mercado argelino, de um lado, e a especialização e experiência em centros comerciais do outro, o que permitirá fazer desta parceria um sucesso.”
Para o sector dos centros comerciais, explica a Sonae Sierra, “a Argélia é um mercado atractivo com 36 milhões de habitantes, onde 60% da população tem menos de 30 anos, em franco desenvolvimento económico e com uma indústria dos centros comerciais com grande potencial de crescimento pois tem uma Área Bruta Locável por habitante relativamente baixa – 5 m2/1.000 habitantes -, comparativamente com a União Europeia, por exemplo, que se situa nos 226 m2/1.000 habitantes. Em termos macroeconómicos, a economia Argelina apresentou uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto de 3,6% em 2010, existindo perspetivas de atingir um crescimento anual de 3,5% até 2013”.
A Sonae Sierra, a operar há 21 anos no mercado Português, iniciou a sua internacionalização em 1999 com a entrada em três mercados: Espanha, Grécia e Brasil. No ano de 2000 foi a vez da Alemanha e de Itália e em 2007 foi o ano de chegada ao mercado Romeno. Em 2010 a entrada na Colômbia reforçou a internacionalização da Empresa com um novo mercado na América do Sul. Já em 2011 a Sonae Sierra entrou em Marrocos através da prestação de serviços a terceiros.
Actualmente a Empresa têm 49 Centros Comerciais em operação, sendo que 31 destes centros se encontram fora de Portugal, nomeadamente em Espanha (9), Itália (4), Grécia (1), Alemanha (3), Roménia (1) e Brasil (10).
No que diz respeito a novos projectos a Sonae Sierra tem cinco projetos em construção e outros seis novos em diferentes fases de desenvolvimento em Portugal (1), Itália (1), Alemanha (2), Grécia (2), Roménia (2) e Brasil (3). Adicionalmente a Empresa está desenvolver outros dois projetos para terceiros na Croácia e em Marrocos.