Sonae Sierra entra na Argélia
A Sonae Sierra acaba de entrar no mercado argelino com a criação da Sierra Cevital, uma empresa de prestação de serviços na área dos centros comerciais

Ana Rita Sevilha
Sector privado pode salvar o estado? Mais de metade dos empresários acreditam que sim
Corticeira Amorim e Rockwell Group promovem a cortiça em Milão
ERA fecha trimestre nos 28M€ de facturação e crescimento de 32%
Emirados Árabes Unidos recebem empresas portuguesas no Dubai Wood Show 2025
AEP de regresso à Alemanha com sector da construção
Demolição do edifício Cascaisvilla agendada para esta semana
I Jornada nacional de manutenção preventiva e correctiva
TipyFamilyGroup com nova dinâmica de recrutamento
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
A Sonae Sierra acaba de entrar no mercado argelino com a criação da Sierra Cevital, uma empresa de prestação de serviços na área dos centros comerciais, incluindo as actividades de desenvolvimento, gestão e comercialização de centros comerciais.
“A Sierra Cevital é detida pela Sonae Sierra e pela Cevital – um grupo argelino com interesses em diversas áreas de negócio nomeadamente indústria alimentar, construção, fabricação de vidro e revenda automóvel. Mais recentemente lançou-se na grande distribuição com a marca de hipermercados Uno”, explica a Sonae Sierra em comunicado de imprensa.
Para Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, a “entrada neste novo mercado é mais um passo na diversificação da presença internacional da Sonae Sierra. A nossa parceria com a Cevital permite-nos juntar as nossas competências e experiência no sector dos centros comerciais com o conhecimento que a Cevital tem do mercado argelino. Estamos certos que a combinação destes factores irá ter um impacto positivo no desenvolvimento da nossa actividade na Argélia.”
Salim Rebrab, Administrador da Cevital, acrescenta: “hoje, a Argélia tem um défice de centros comerciais que possam oferecer uma experiência de lazer e de comércio moderna. A parceria com a Sonae Sierra foi motivada por vários aspectos: temos os mesmos valores de integridade e respeito, partilhamos a mesma visão e, especialmente, a ambição de nos tornarmos líder neste sector na Argélia. Por último, a complementaridade das nossas competências é clara, juntando o conhecimento do mercado argelino, de um lado, e a especialização e experiência em centros comerciais do outro, o que permitirá fazer desta parceria um sucesso.”
Para o sector dos centros comerciais, explica a Sonae Sierra, “a Argélia é um mercado atractivo com 36 milhões de habitantes, onde 60% da população tem menos de 30 anos, em franco desenvolvimento económico e com uma indústria dos centros comerciais com grande potencial de crescimento pois tem uma Área Bruta Locável por habitante relativamente baixa – 5 m2/1.000 habitantes -, comparativamente com a União Europeia, por exemplo, que se situa nos 226 m2/1.000 habitantes. Em termos macroeconómicos, a economia Argelina apresentou uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto de 3,6% em 2010, existindo perspetivas de atingir um crescimento anual de 3,5% até 2013”.
A Sonae Sierra, a operar há 21 anos no mercado Português, iniciou a sua internacionalização em 1999 com a entrada em três mercados: Espanha, Grécia e Brasil. No ano de 2000 foi a vez da Alemanha e de Itália e em 2007 foi o ano de chegada ao mercado Romeno. Em 2010 a entrada na Colômbia reforçou a internacionalização da Empresa com um novo mercado na América do Sul. Já em 2011 a Sonae Sierra entrou em Marrocos através da prestação de serviços a terceiros.
Actualmente a Empresa têm 49 Centros Comerciais em operação, sendo que 31 destes centros se encontram fora de Portugal, nomeadamente em Espanha (9), Itália (4), Grécia (1), Alemanha (3), Roménia (1) e Brasil (10).
No que diz respeito a novos projectos a Sonae Sierra tem cinco projetos em construção e outros seis novos em diferentes fases de desenvolvimento em Portugal (1), Itália (1), Alemanha (2), Grécia (2), Roménia (2) e Brasil (3). Adicionalmente a Empresa está desenvolver outros dois projetos para terceiros na Croácia e em Marrocos.