UDRA remodela edifício para Acolhimento do Percurso pedonal Baixa – Castelo de S. Jorge
O auto de consignação da empreitada foi assinado, dia 9 de Fevereiro, tendo contado com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa e o vice-presidente Manuel Salgado
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Construtora UDRA vai iniciar a obra de remodelação de um edifício para o transformar no Edifício de Acolhimento do Percurso Pedonal Assistido da Baixa ao Castelo de S. Jorge para a Câmara Municipal de Lisboa.
O auto de consignação da empreitada foi assinado, dia 9 de Fevereiro, tendo contado com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa e o vice-presidente Manuel Salgado.
A obra integra-se num plano mais vasto de intervenções ao nível do edificado e ao nível da requalificação do espaço público, tendo como objectivo a articulação entre as diferentes cotas, segundo uma estratégia que, facilitando a subida, potencie a revitalização e requalificação da envolvente. Para António Costa, um dos maiores desafios da cidade é “vencer as colinas”, assim, o autarca define esta obra como “o ovo de Colombo”. “É aproveitando o miolo do edificado que se vai conseguir vencer o desnível entre cotas e estabelecer uma ligação confortável entre a Baixa e o Castelo”. Para o vice-presidente da CML, Manuel Salgado, “este dia marca o início da concretização de um sonho que começou em 2005, quando se pensou ligar a Baixa às colinas permitindo que todo e qualquer cidadão pudesse, com facilidade, ir da Baixa ao Castelo e vice-versa”.
Este edifício terá um carácter de excepção uma vez que será a partir dele que se fará a ligação até ao nº147-155 da Rua da Madalena, nas proximidades do Largo Adelino Amaro da Costa. Dará acesso ao núcleo de elevadores que permitirão vencer o desnível entre a Rua dos Fanqueiros e a Rua da Madalena. O piso térreo terá como principal função receber e informar os visitantes, dando início ao percurso até ao Castelo.
É pretendido que seja um espaço polivalente de apoio, que possa albergar pequenas exposições ou mesmo conferências alusivas ao “percurso” recorrendo, por exemplo, a meios audiovisuais.