Verbatim equipa Hotel iO com LEDs que permitem poupar nos custos energéticos
Actualmente são utilizados mais de 200 focos LED Verbatim PAR16 GU10 na recepção, átrio, restaurante e corredores da zona das salas do hotel
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Hotel iO de Eschborn, na Alemanha, é o membro mais jovem do Contel Hotel Group, que conta ainda com hotéis em Mainz, Koblenz, Darmstadt e Limburg. O iO foi construído tendo em conta a eficiência energética – o consumo eléctrico do hotel é de 22.000KW e tem um custo mensal de 7.500€.
Em comunicado de imprensa a Verbatim explica que “antes do Hotel iO ser inaugurado, em Outubro de 2010, o Contel Hotel Group procurou uma alternativa energeticamente eficiente à iluminação tradicional incandescente e de halogéneo que contribuísse para combater os crescentes custos energéticos. Contudo para a escolha de uma solução eficiente para o meio ambiente considerou-se também como ponto importante, eleger iluminação de alta qualidade, fiável e que proporcionasse um ambiente confortável”. Neste contexto a escolha recaiu sobre as lâmpadas e focos LED da Verbatim.
“A iluminação LED tem sido uma questão importante na indústria hoteleira, por isso estamos muito satisfeitos por termos instalado iluminação LED Verbatim no hotel”, comenta Uwe Bärsch, Director do Hotel iO. “Estávamos à procura nomeadamente de uma solução para as áreas públicas que permanecem iluminadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e que têm um peso significativo no total dos custos energéticos.
Actualmente são utilizados mais de 200 focos LED Verbatim PAR16 GU10 na recepção, átrio, restaurante e corredores da zona das salas do hotel. “Os LED de Verbatim convenceram-nos por três razões: poupança de energia, longa vida útil e uma excelente qualidade luminosa”, explica Uwe Bärsch.
De acordo com informação vinculada pela Verbatim, os focos LED PAR16 GU10 “consomem apenas 4w, proporcionando 90% de redução de custos de energia em comparação com os focos halogéneos de 40w que substituíram”.
Para além disso, “os LED oferecem ainda um fluxo de 100 lúmens e uma luz branca quente com uma temperatura de cor de 2.850K”.
“Os focos proporcionam uma atmosfera acolhedora que tem uma enorme importância no negócio hoteleiro,” acrescenta Bärsch.
“Graças à inclusão do sistema de controlo de temperatura, os LEDs Verbatim garantem uma vida útil de 25.000 horas, reduzindo assim os custos de manutenção”, garante a mesma fonte.
Com o uso dos focos LED PAR16 GU10 da Verbatim, prevê-se que o Hotel iO “possa poupar mais de 20.000€ anuais somente em custos energéticos”. Para além disso, “o seu uso tem ainda uma poupança significativa nos custos de manutenção pois cada foco tem uma vida útil de mais de 25.000 horas – dez vezes superior à vida dos focos de halogéneo. Sem esquecer as mais de 40 toneladas de emissões de dióxido de carbono que podem ser evitadas por ano”.
“Do nosso ponto de vista, a iluminação LED é a solução perfeita para o Hotel iO,” comenta Uwe Bärsch. “Combina grande eficiência energética e longa vida útil com o elevado padrão de iluminação que os nossos hóspedes esperam. E também são melhores para o meio ambiente. Com os LEDs da Verbatim estamos mais do que satisfeitos. Por este motivo estamos a planear introduzir LEDs também nos nossos outros hotéis.”