BIG vence concurso para estância de esqui na Finlândia
“A futura Ski Village irá transformar a estância de esqui existente em Levi num destino de classe mundial, proporcionando acomodações da mais alta qualidade e serviços de lazer, de todos os níveis e procura, para esquiadores”

Pedro Cristino
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O atelier BIG (Bjarke Ingles Group) anunciou que venceu um concurso internacional para o projecto de uma estância de esqui de 47 mil metros quadrados em Levi, na Lapónia, Finlândia.
“A futura Ski Village irá transformar a estância de esqui existente em Levi num destino de classe mundial, proporcionando acomodações da mais alta qualidade e serviços de lazer, de todos os níveis e procura, para esquiadores. A proximidade do aeroporto de Kittil assegura acesso fácil à estância, atraíndo visitantes internacionais à aldeia de Levi e a toda a região da Lapónia”, afirma o atelier dinamarquês em comunicado de imprensa.
“A abordagem visionária da BIG, em combinar géneros únicos de acomodações e de conforto, em conjunto com as actividades de lazer oferecidas pela estância, deixaram o júri maravilhado. O projecto ambicioso da BIG desafia o pensamento tradicional e pensamos que a colaboração entre a Kassiopeia Finland e a BIG estará à altura do desafio”, declarou o júria do concurso, a Kassiopeia Finland OY.
“Localizado numa colina, o centro de esqui existente em Levi serve de estrutura para a futura Koutalaki Ski Vilage, que é concebida como uma extensão do cume e do aglomerado de edifícios existentes em Koutalaki”, explica o comunicado. A BIG propõe-se a criar um conjunto de edifícios que “que irradiam de uma praça central e cujas extremidades tocam no chão, de forma a criar quatro edifícios independentes”, proporcionando cada um o acesso ao telhado, permitindo que os esquiadores desçam daí em qualquer direcção.
“Nascida da topografia natural, em vez de ter caído do céu – a arquitectura expande as formas orgãnicas da paisagem natural, criando uma montanha construída pelo homem habitável e esquiável. Como resultado disso, o nosso projecto para a Koutalaki Ski Village cria um novo híbrido que integra identidades distintas, como a aldeia e a estância, abrigo e céu aberto, intimidade confortável e majestade natural, carácter único e continuidade cuidadosa – ou simples – arquitectura e paisagem”, declarou Bjarke Ingels, fundador e sócio do atelier BIG.