BIG vence concurso para estância de esqui na Finlândia
“A futura Ski Village irá transformar a estância de esqui existente em Levi num destino de classe mundial, proporcionando acomodações da mais alta qualidade e serviços de lazer, de todos os níveis e procura, para esquiadores”

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O atelier BIG (Bjarke Ingles Group) anunciou que venceu um concurso internacional para o projecto de uma estância de esqui de 47 mil metros quadrados em Levi, na Lapónia, Finlândia.
“A futura Ski Village irá transformar a estância de esqui existente em Levi num destino de classe mundial, proporcionando acomodações da mais alta qualidade e serviços de lazer, de todos os níveis e procura, para esquiadores. A proximidade do aeroporto de Kittil assegura acesso fácil à estância, atraíndo visitantes internacionais à aldeia de Levi e a toda a região da Lapónia”, afirma o atelier dinamarquês em comunicado de imprensa.
“A abordagem visionária da BIG, em combinar géneros únicos de acomodações e de conforto, em conjunto com as actividades de lazer oferecidas pela estância, deixaram o júri maravilhado. O projecto ambicioso da BIG desafia o pensamento tradicional e pensamos que a colaboração entre a Kassiopeia Finland e a BIG estará à altura do desafio”, declarou o júria do concurso, a Kassiopeia Finland OY.
“Localizado numa colina, o centro de esqui existente em Levi serve de estrutura para a futura Koutalaki Ski Vilage, que é concebida como uma extensão do cume e do aglomerado de edifícios existentes em Koutalaki”, explica o comunicado. A BIG propõe-se a criar um conjunto de edifícios que “que irradiam de uma praça central e cujas extremidades tocam no chão, de forma a criar quatro edifícios independentes”, proporcionando cada um o acesso ao telhado, permitindo que os esquiadores desçam daí em qualquer direcção.
“Nascida da topografia natural, em vez de ter caído do céu – a arquitectura expande as formas orgãnicas da paisagem natural, criando uma montanha construída pelo homem habitável e esquiável. Como resultado disso, o nosso projecto para a Koutalaki Ski Village cria um novo híbrido que integra identidades distintas, como a aldeia e a estância, abrigo e céu aberto, intimidade confortável e majestade natural, carácter único e continuidade cuidadosa – ou simples – arquitectura e paisagem”, declarou Bjarke Ingels, fundador e sócio do atelier BIG.