Arraiolos é a primeira vila LED do País
Para isso o LED foi a fonte de luz utilizadas em zonas pedonais, viárias, bem como nos vários espaços cénicos da vila
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A vila de Arraiolos lançou o primeiro “Projecto de Design de Iluminação Pública do seu Centro Histórico”, com o objectivo de defender o património e de torná-lo um recurso para a cidade. Para isso o LED foi a fonte de luz utilizadas em zonas pedonais, viárias, bem como nos vários espaços cénicos da vila.
“A nossa vila tem que ser preservada e valorizada e, como tal, procuramos melhorar as condições de vida dos habitantes do centro histórico. Queremos uma placa que diga – Arraiolos vila dos tapetes e vila dos LEDs”, diz Jerónimo Correia dos Loios, Presidente da Câmara.
Armando Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Arraiolos e um dos principais impulsionadores da requalificação do Centro Histórico, explica que “o município, em todas as suas decisões, tenta ter em conta as questões ambientais. Preferimos o sistema LED ao sistema tradicional, pois permite uma clara poupança de energia, aliada ao aumento da eficácia energética”.
“Estamos já a preparar a candidatura para uma 2ª fase do projecto. Além de contemplarmos mais um conjunto de ruas, vamos iluminar alguns monumentos, como as Igrejas do Centro Histórico. Os cenários vão ficar mais bonitos e acima de tudo, a iluminação pública vai permitir um maior conforto e segurança a todos os condutores e transeuntes”, refere ainda Armando Oliveira.
Segundo os Light designers do Projecto, ambos ECLIPz, “era importante que o design das luminárias fizesse sentido e que se integrasse naturalmente na paisagem. Pensámos na importância da cor, na uniformidade da luz e na criação de ambientes hospitaleiros. É preciso ter ousadia para desenvolver um projecto desta escala e, por isso, brindamos à Câmara Municipal de Arraiolos”.
Para Miguel Sampaio de Mattos, Director-geral da Schréder, “o futuro da iluminação está no consumo de baixo nível que a tecnologia LED permite, em detrimento dos sistemas de luz tradicionais. Por outro lado, a telegestão possibilita, não só economizar, como também adaptar a alumiação às inúmeras condições e necessidades das nossas cidades”.
“Este projecto abrange duas importantes vertentes: mais luz e uma maior qualidade da luz. Procurámos trazer a luz de casa para o exterior, uma luz mais quente, mais acolhedora e com uma cor mais agradável. A tecnologia LED permite usufruir da riqueza arquitectónica da vila, bem como dos espaços verdes, mesmo durante a noite. Temos orgulho nesta aposta da Câmara Municipal de Arraiolos”, finaliza Miguel Sampaio de Mattos.