Arraiolos é a primeira vila LED do País
Para isso o LED foi a fonte de luz utilizadas em zonas pedonais, viárias, bem como nos vários espaços cénicos da vila

Ana Rita Sevilha
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
A vila de Arraiolos lançou o primeiro “Projecto de Design de Iluminação Pública do seu Centro Histórico”, com o objectivo de defender o património e de torná-lo um recurso para a cidade. Para isso o LED foi a fonte de luz utilizadas em zonas pedonais, viárias, bem como nos vários espaços cénicos da vila.
“A nossa vila tem que ser preservada e valorizada e, como tal, procuramos melhorar as condições de vida dos habitantes do centro histórico. Queremos uma placa que diga – Arraiolos vila dos tapetes e vila dos LEDs”, diz Jerónimo Correia dos Loios, Presidente da Câmara.
Armando Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Arraiolos e um dos principais impulsionadores da requalificação do Centro Histórico, explica que “o município, em todas as suas decisões, tenta ter em conta as questões ambientais. Preferimos o sistema LED ao sistema tradicional, pois permite uma clara poupança de energia, aliada ao aumento da eficácia energética”.
“Estamos já a preparar a candidatura para uma 2ª fase do projecto. Além de contemplarmos mais um conjunto de ruas, vamos iluminar alguns monumentos, como as Igrejas do Centro Histórico. Os cenários vão ficar mais bonitos e acima de tudo, a iluminação pública vai permitir um maior conforto e segurança a todos os condutores e transeuntes”, refere ainda Armando Oliveira.
Segundo os Light designers do Projecto, ambos ECLIPz, “era importante que o design das luminárias fizesse sentido e que se integrasse naturalmente na paisagem. Pensámos na importância da cor, na uniformidade da luz e na criação de ambientes hospitaleiros. É preciso ter ousadia para desenvolver um projecto desta escala e, por isso, brindamos à Câmara Municipal de Arraiolos”.
Para Miguel Sampaio de Mattos, Director-geral da Schréder, “o futuro da iluminação está no consumo de baixo nível que a tecnologia LED permite, em detrimento dos sistemas de luz tradicionais. Por outro lado, a telegestão possibilita, não só economizar, como também adaptar a alumiação às inúmeras condições e necessidades das nossas cidades”.
“Este projecto abrange duas importantes vertentes: mais luz e uma maior qualidade da luz. Procurámos trazer a luz de casa para o exterior, uma luz mais quente, mais acolhedora e com uma cor mais agradável. A tecnologia LED permite usufruir da riqueza arquitectónica da vila, bem como dos espaços verdes, mesmo durante a noite. Temos orgulho nesta aposta da Câmara Municipal de Arraiolos”, finaliza Miguel Sampaio de Mattos.