Siza ganha Medalha de Ouro da UIA
A Ordem dos Arquitectos já tinha apresentado a candidatura de Álvaro Siza em 2002 e 2005 mas só foi atribuída nesta edição de 2011
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A União Internacional de Arquitectos deliberou atribuir a Medalha de Ouro ao arquitecto Siza Vieira. A candidatura do arquitecto portuense aquele que é um dos mais prestigiados galardões, foi desta feita proposta pelo RIBA – Royal Institute of British Architects, anunciou o portal da Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul.
“(…) A sua Arquitectura não pode ser copiada, mas serve de exemplo aos jovens arquitectos. Nunca cedeu à facilidade ou à moda. Ele é o “Arquitecto” do último quartel do século XX e continua, neste século XXI, a encarnar a excelência e as maiores apostas da profissão.”, refere a nota de imprensa enviada pela UIA.
A Ordem dos Arquitectos já tinha apresentado a candidatura de Álvaro Siza em 2002 e 2005 mas só foi atribuída nesta edição de 2011.
Os Prémios e a Medalha de Ouro da UIA são atribuídos de três em três anos, por ocasião do Congresso da União Internacional dos Arquitectos. Criados em 1961, para recompensar os profissionais cujos méritos, os talentos ou as acções se revestem de um alcance internacional, os Prémios UIA são honoríficos.
A Medalha de Ouro foi instituída pelo Conselho da UIA em 1984, para consagrar um arquitecto que se tenha distinguido, através da sua obra e do seu exercício da profissão, pela qualidade das suas realizações e o seu empenho em favor das comunidades, da sociedade e da promoção da arte arquitectónica.
A Medalha de Ouro e os Prémios UIA na sua edição 2011 serão atribuídos oficialmente em cerimónia a ter lugar no 24.º Congresso Mundial dos Arquitectos em Tóquio, no Japão, a 27 de Setembro de 2011.