Belas Clube de Campo apura a sua Pegada de Carbono
Através da sua aposta na produção de energias renováveis, o Belas Clube de Campo sofreu uma redução anual de cerca de 238 toneladas de CO2, em 2010, que se prevê passar às 295 toneladas, com a instalação de novos equipamentos
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Planbelas efectuou o cálculo da Pegada de Carbono no Belas Clube de Campo, no seguimento da divulgação de um estudo do Banco Mundial sobre Mudanças Climáticas, que demonstra “como as zonas urbanas são responsáveis por dois terços das emissões de gases causadoras de efeito de estufa”.
Através da sua aposta na produção de energias renováveis, o Belas Clube de Campo sofreu uma redução anual de cerca de 238 toneladas de CO2, em 2010, que se prevê passar às 295 toneladas, com a instalação de novos equipamentos.
Realizado de acordo com as directrizes do Protocolo de Gases de Efeito de Estufa (PGEE), o cálculo foi elaborado pela consultora de ambiente Ecoprogresso, segundo o comunicado da promotora do Belas Clube de Campo.
O mesmo documento revela que esta medida é um dos objectivos do programa “Belas Clube de Campo a caminho de Quioto” e que a Pegada de Carbono deste empreendimento é definida “a partir de uma abordagem territorial”, apresentando-se por “unidades operacionais, as quais incluem o clubhouse, a casa de manutenção, o centro de lazer, habitações e iluminação”.
Pedro Teixeira, responsável pela área ambiental da Planbelas, declarou que “existe um apuramento rigoroso dos consumos energéticos do Belas Clube de Campo, com medições efectivas mensais ou semestrais, o que permite encontrar novas estratégias para medidas de poupança”.
Ainda no âmbito do combate às emissões de CO2, foi desenvolvido, neste empreendimento, um programa que culminou com a plantação de 1.637 árvores durante o primeiro semestre do ano, em todo o território gerido pela Planbelas.