Dia Mundial da Arquitectura prepara iniciativas durante o mês de Outubro
Entre as quais se destaca a Sessão Solene e a Sessão de Homenagem a Nuno Teotónio Pereira, respectivamente a 8 e 28 de Outubro.
Ana Rita Sevilha
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Comemora-se no próximo dia 4 de Outubro o Dia Mundial da Arquitectura, que este ano será subordinado ao lema “Melhor cidade, mais qualidade de vida”, tema escolhido pela União Internacional dos Arquitectos (UIA).
Nesse sentido, a Ordem dos Arquitectos – Direcção Nacional e Secções Regionais, preparou um conjunto de iniciativas a decorrer durante o mês de Outubro, entre as quais se destaca a Sessão Solene e a Sessão de Homenagem a Nuno Teotónio Pereira, respectivamente a 8 e 28 de Outubro.
Em comunicado de imprensa, o presidente da Ordem dos Arquitectos, João Belo Rodeia, explica: “na verdade, falar de cidade significa reconhecer, desde logo, as consequências da quadriplicação da população na Terra durante o século XX, para os actuais 7 mil milhões de pessoas, das quais mais de metade vive hoje em cidades. Estas cresceram – em número, dimensão e predominância – como nunca antes, e viram agravar a carência de habitação e espaço público para a maioria da sua população, num quadro de escassez e finitude de muitos dos recursos comuns”.
“Ainda assim, importa dizer que a cidade é hoje a grande casa da humanidade e o seu último destino, onde o direito de escolha é mais possível, onde a construção da felicidade é mais previsível e onde a celebração da liberdade é mais evidente. Constitui, por isso, o maior desafio para o nosso dever colectivo e, em particular, implica recentrar a arquitectura e a profissão de arquitecto em renovada dimensão social e ética, legitimando-as na coisa e na causa públicas”, conclui.
Entre os eventos a decorrer estão, a 4 de Outubro a conferência de Armando Rabaça – vencedor do Prémio Távora, no Salão Nobre da Câmara de Matosinhos; e o lançamento do Prémio Mobilidade 2010.
A 8 de Outubro o Auditório Nuno Teotónio Pereira recebe a cerimónia oficial do Dia Mundial da Arquitectura. A dia 20, a esplanada Portas do Sol, em Lisboa recebe o debate “Pré-existências recicladas” e a 21 o Museu da Moda e do Design a conferência “Arquitectura Emergente: Intercâmbio Portugal – Reino Unido”, entre outras actividades.