Waynergey vence Prémio Inovação EDP Richard Branson
Trata-se de um pavimento sustentável que permite, através de uma “combinação de sistemas inovadores que utilizam fontes energéticas alternativas e renováveis”, produzir “energia eléctrica em espaços interiores e exteriores”
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Waynergy é o projecto vencedor da segunda edição do Prémio Inovação EDP Richard Branson. Trata-se de um pavimento sustentável que permite, através de uma “combinação de sistemas inovadores que utilizam fontes energéticas alternativas e renováveis”, produzir “energia eléctrica em espaços interiores e exteriores”, segundo o comunicado da EDP.
O mesmo documento refere que os “convencionais mosaicos de pavimentos são substituídos por mosaicos com um sistema que permite a oscilação da superfície”, o que, por sua vez, “activa um sistema electromecânico que gera electricidade”.
A aplicação deste sistema poderá ocorrer em espaços interiores ou exteriores, “onde passam muitas pessoas ou veículos, tais como centros comerciais, estações de transportes públicos ou espaços desportivos”.
Este prémio, que parte de uma iniciativa da EDP, da Visão e da Exame, destina-se a estudantes universitários e de mestrado e visa incentivar os alunos “a apresentarem projectos nas áreas da inovação, do empreendedorismo e do ambiente”.