Câmara do Seixal apresenta novo edifício dos serviços centrais assinado por Nuno Leónidas
O novo edifício ocupa uma área de 15 500 metros quadrados e distingue-se como o primeiro edifício público de serviços a obter Declaração de Conformidade Regulamentar no âmbito do Sistema de Certificação Energética

IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
Edifício Boavista 2949 encontra-se em comercialização
Sandra Daza é a nova CEO do Grupo Gesvalt
“Mais Campera Outlet Shopping” quer modernizar o factory outlet
Preços das casas em Lisboa aumentaram 5,5% em 2024 e vendas cresceram 13,8%
BPI e CBRE em parceria para alavancar sustentabilidade no imobiliário comercial
PortalPRO e AvaiBook em parceria para oferecer serviços aos gestores de alojamentos turísticos
“Um marco histórico para o município, sobretudo pelo que estas instalações vão representar para a população do concelho do Seixal e para a qualidade dos serviços a prestar”. É deste modo que o presidente da Câmara do Seixal classifica as novas instalações da autarquia, um projecto assinado pelo arquitecto Nuno Leónidas apresentado esta quarta-feira em conferência de imprensa.
Alfredo Monteiro considera que o investimento, estimado em 30 milhões de euros, permitiu a criação de um edifício que está “na linha da frente da modernização administrativa, representando não só uma diminuição significa da burocracia como uma melhoria do serviço público”. “O conceito de proximidade às pessoas ajuda à melhoria desse serviço público”, acrescenta o autarca lembrando a lógica de Balcão Único que está associada ao edifício.
O Balcão Único de Atendimento é a grande novidade dos Serviços Centrais da autarquia e um passo importante na implementação do Programa de Modernização Administrativa. O seu objectivo é qualificar o atendimento público utilizando novas tecnologias e permitindo a prestação de vários serviços municipais num único local.
A nova “casa” dos serviços centrais vai reunir no mesmo espaço mais de 40 serviços administrativos e técnicos que até agora estavam dispersos por 49 edifícios, situação que Alfredo Monteiro ressalva como sendo mais um exemplo das vantagens de estar confinado a um espaço único. O autarca garante que estão estimados os valores da poupança em rendas, em recursos técnicos e telecomunicações mas os valores serão divulgados apenas no final do ano.
O novo edifício ocupa uma área de 15 500 metros quadrados e distingue-se como o primeiro edifício público de serviços a obter Declaração de Conformidade Regulamentar no âmbito do Sistema de Certificação Energética, ao conjugar o conforto dos utilizadores com a redução da factura energética. O edifício dispõe de sensores de temperatura e de luminosidade que permitem uma gestão eficiente dos consumos energéticos.
A infra-estrutura municipal é composta por dois volumes independentes, que se articulam com um átrio coberto que recebe o público, constituindo a praça central do edifício onde irá funcionar o balcão único dividido em diversas secretárias. Segundo as estimativas, prevê-se que cerca de 700 utentes/munícipes passem diariamente pelas instalações. Entre as particularidades destaque para a rede de serviço de incêndio alimentada a partir de um tanque de armazenamento com capacidade de 60 mil litros, para dar resposta a situações de emergência. A rede de incêndios corresponde a 365 metros de tubagem.