Arquitectos apresentam projecto de recuperação da Serra de Água na Madeira
A IHM vai ainda construir mais 13 habitações, na freguesia da Serra de Água, para realojar todos os habitantes que perderam as suas casas, estando pensada a edificação para um outro local
Lusa
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O projecto arquitectónico de recuperação de casas destruídas na sequência do temporal de 20 de Fevereiro, na Serra de Água, na Madeira, foi apresentado esta sexta-feira e pretende criar “uma mini aldeia”, no centro da freguesia afectada.
Carlos Gonçalves, um dos arquitectos responsáveis pelo projecto, destacou que, devido aos terrenos adquiridos para o efeito, “foi criado um cenário de uma mini aldeia”, onde se teve em conta a pré-existência de alguns antigos edifícios, minimizando, desta forma, “o impacto visual da construção de 12 moradias de tipo T1 e T2”.
Numa sessão pública, onde foi notada a ausência de populares, o Secretário Regional da Finanças, Ventura Garcês, disse que o governo não foi mais célere “porque primeiro tiveram que se escolher os terrenos”.
O presidente da empresa Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), Paulo Autoguia, destacou que quando o projecto for apresentado ás empresas de construção civil, será “pedida, como condição de adjudicação, a construção das habitações no mais curto espaço de tempo”, de forma a que em finais de Fevereiro de 2011 as casas estejam prontas.
A IHM vai ainda construir mais 13 habitações, na freguesia da Serra de Água, para realojar todos os habitantes que perderam as suas casas, estando pensada a edificação para um outro local, no sentido de evitar “o exagero de se construírem 25 casas todas no mesmo lugar”, afirmou.
O vice presidente da Cruz Vermelha na Madeira, Rui Nunes, destacou o papel importante que a iniciativa “Juntos pela Madeira” – uma iniciativa da Sonae e da RTP – demonstrou, ao angariar “até agora um milhão e quatrocentos mil euros de donativos”, que ultrapassam o custo do projecto, cifrado em um milhão e duzentos mil euros.