Japão apoia electrificação das escolas em Timor-Leste
A JICA abriu escritório em Timor-Leste em março de 2003 e tem vindo a alargar a assistência ao país
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Lusa
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O Japão vai apoiar a eletrificação escolar por painéis fotovoltaicos, nos termos de um protocolo assinado em Díli entre o Governo timorense e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
O protocolo, assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Timor-Leste, Zacarias da Costa, e pelo vice-presidente da representação da JICA, prevê uma dotação de 400 milhões de ienes (3,6 milhões de euros) e apoio técnico ao projecto de introdução de energias limpas no parque escolar, através da instalação de sistemas de painéis solares fotovoltaicos.
“É um projecto de 400 milhões de ienes que será totalmente implementado pelo Ministério da Educação, que escolheu as localidades onde se vai desenvolver (distritos de Díli e Liquiçá). Irá contribuir para a produção de energia solar em Timor-Leste e acelerar o processo de desenvolvimento”, disse na ocasião o MNE timorense.
Zacarias da Costa destacou também o carácter pedagógico do projecto, ao ser direccionado para estabelecimentos de ensino, contribuindo para formar consciências mais sensíveis a alternativas energéticas limpas em relação aos combustíveis fósseis, que permitem reduzir as emissões de carbono e contribuir para conter as alterações climáticas.
Outra vantagem que apontou foi a de facilitar o ensino à distância, assegurando energia para os equipamentos necessários quando e onde a rede eléctrica nacional não tem capacidade de resposta.
A JICA abriu escritório em Timor-Leste em março de 2003 e tem vindo a alargar a assistência ao país, auxiliando nas áreas da saúde, planeamento, formação e execução de projectos de base em cooperação com organizações não governamentais.
Além do sector da energia, tem colaborado com projectos de abastecimento de água, irrigação, manutenção de estradas e portos e desenvolvimento rural, e ainda apoiado a Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional Timor Lorosae (UNTL).