Europan 10 inaugura exposição dos trabalhos concorrentes
Um dos projectos vencedores é o “Cidade Arável”, da autoria dos arquitectos italianos Elisa Pegorin e Nicola Tuan
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Realiza-se hoje, dia 8 de Abril, às 17 horas, a Sessão de Encerramento do Concurso EUROPAN 10 que teve por tema “Inventando a Urbanidade: Regeneração – Revitalização – Colonização”. A cerimónia terá lugar no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), situado no Centro Comercial Picoas Plaza, sendo seguida da inauguração da exposição dos trabalhos concorrentes.
Um dos projectos vencedores é o “Cidade Arável”, da autoria dos arquitectos italianos Elisa Pegorin e Nicola Tuan, que se propõe reabilitar a área envolvente do Cabreiro no Concelho de Cascais, sublinha a Câmara Municipal de Cascais.
No que diz respeito a projectos referentes a Cascais registou-se ainda a atribuição pelo júri de um segundo lugar ao projecto “BUILDING LIMITS”, de Mónica Alvez Margarido e Catarina Raposo , bem como seis menções honrosas, que distinguem os projectos “Embracing” de Maier Juliane, Cynthia Markhoffe e Luis Maria Etchegorry, “Vazios Entrelaçados”, de Cláudio Vilarinho, “Handle With Care”, de Eduardo Aguirre, “Unreal Estate #1”, de Luis Miguel Pinto Gonçalves e “Voronoy Footprints”, de Luís Pedro Silva e Hugo Ferreira.
“O projecto vencedor caracteriza-se pela definição de uma grande área verde de forma triangular, delimitada por dois alinhamentos de edifícios a Norte e Nascente da área de intervenção, integrando uma nova estrutura de mobilidade que inclui o transporte ligeiro de superfície, bem como uma grande via pedonal e ciclável. Colocando novamente em destaque, num concurso Europan, a importância do espaço público como elemento fundamental de promoção da qualidade de vida (e dos próprios projectos urbanos), os arquitectos autores de ‘Cidade Arável’ convenceram o júri que, no seu relatório final, considerou a proposta ‘muito clara e simples (…) criando uma zona de transição permeável entre a futura urbanização e a localidade do Cabreiro e permitindo flexibilidade para desenvolvimento futuro’. Para além disso, o júri realçou que ‘a estratégia de apresentar uma área verde central permite igualmente diferentes adaptações do desenho urbano, de modo a reduzir a densidade urbana junto ao Hospital’. Também a estação do Metro Ligeiro de Superfície é destacada pelo facto de criar um ponto de ligação entre o espaço urbano novo e existente e o Hospital.
A entrega de prémios e apresentação pública dos projectos vencedores nesta cerimónia será seguida da apresentação do catálogo nacional dos resultados e inauguração da exposição dos projectos.
Em Maio deste ano terá lugar o Fórum dos Resultados e o encerramento do Europan 10 a nível internacional, em Neuchâtel (Suíça).
A nível local, está em curso o processo de negociação/contratação com os vencedores, estando previstas, até Julho de 2010, reuniões entre a Câmara Municipal de Cascais, os proprietários dos terrenos e os vencedores do concurso Europan 10 em Alcabideche, para ajustamentos ao nível do programa funcional e apresentação do plano geral de urbanização.