Autarcas do Litoral Norte querem esclarecimentos do Governo sobre SCUT
Em Janeiro, os autarcas de Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos reuniram com o ministro das Obras Públicas para lhe dar conta dos argumentos que, defendem, inviabilizavam a introdução de portagens na A28
Souto Moura desenha nova sede da Metro do Porto na Boavista
A nova Lei dos Solos, o segundo troço da alte-velocidade, a Ribeira de Algés e o Architect@Work na edição 522 do CONSTRUIR
A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Os presidente de cinco câmaras municipais do Litoral Norte pediram esta semana “novos esclarecimentos” em relação à colocação de portagens nas SCUT, avançou esta terça-feira o autarca de Vila do Conde.
Mário Almeida lembra que, no último encontro com os autarcas, o ministro das Obras Públicas garantiu que iria haver “excepções”, mas como até agora nada foi dito, os presidentes dos municípios abrangidos pretendem obter “novos esclarecimentos em relação a este processo”.
Em Janeiro, os autarcas de Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos reuniram com o ministro das Obras Públicas para lhe dar conta dos argumentos que, defendem, inviabilizavam a introdução de portagens na A28.
Apesar de as portagens continuarem na agenda governamental, foi anunciado que existiriam “isenções” para “trânsito local”, sendo ainda contemplada a situação do “utilizador frequente [da estrada], pessoas que vão para o seu emprego ou para as suas residências”.
Só que até agora o Governo não avançou mais pormenores em relação a este assunto
Entretanto, para sexta- feira está marcado um “buzinão” que vai abranger os municípios de Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Porto, Vila Nova de Gaia, Lousada, Paredes e Paços de Ferreira.
O protesto, da responsabilidade das comissões de utentes das SCUT A28, A29 e A41, é considerado por Mário Almeida como “legítimo” e “positivo”, porque é uma forma de “mostrar ao Governo a discordância em relação a esta medida”.
O autarca voltou a reforçar que “as portagens são lesivas do interesse das populações e do próprio dinamismo empresarial que todos procuramos protagonizar no sentido de melhorar as condições de vida das populações”.