Preços das casas vão continuar a subir na Europa em 2025
O mais recente “European Residential Report”, uma iniciativa do BNP Paribas Real Estate e da Worx Real Estate refere que os mercados residenciais europeus apresentaram grande dinamismo, mas com evoluções a diferentes velocidades ainda assim a tendência de aumento dos preços em 2025 será generalizada na Europa

CONSTRUIR
Portugal bem posicionado para captar forte investimento em data centres na Europa até 2030
Greenvolt lança primeira comunidade de energia com bateria para armazenamento
HabitaFeira 2025 com mais de 50 expositores e bolsa de emprego
Governo aumenta em 28% custo da construção da Linha Violeta
HILTI apresenta o conceito Spec2Site: Transformação da construção com tecnologia e eficiência
Imovendo apoia recente decisão do TJUE de limitar comissões imobiliárias
Tektónica regista aumento de 20% na procura e cresce para três pavilhões
Exportações do cluster do mobiliário e afins superam 2 MM€ pelo segundo ano consecutivo
Lionesa Business Hub volta a Cannes para apresentar projecto de expansão
Carmo Wood apresenta nova geração de fachadas em madeira
Os preços das casas na Europa estão novamente a expandir (+2,9% em termos homólogos no 2º trimestre de 2024). Com 21 dos 30 países a registarem novos máximos nos preços da habitação, sendo que apenas nove países ainda estão abaixo dos seus picos. Portugal destacou-se como o 7º mercado em que os preços mais cresceram.
No arrendamento os valores registaram máximos históricos (+3,0% em termos homólogos no 2º trimestre de 2024), em resultado da escassez de poder de compra de habitação e das crescentes fricções devidas à regulamentação do arrendamento e da energia pela Europa fora. Portugal foi o 8º mercado com maior crescimento nas rendas habitacionais.
Face à evolução de ambos os mercados, neste momento em Portugal tanto compensa comprar, como arrendar casa. O rácio de compra vs renda compara o valor mensal do empréstimo bancário da casa vs a renda mensal do imóvel equivalente. Este rácio demonstrou que compensa largamente comprar casa na Áustria, Alemanha ou na Noruega, mas em Portugal, neste momento, é financeiramente indiferente.
No período em análise os volumes de investimento aumentaram 2,3 % em termos homólogos no 3º trimestre de 2024, atingindo 22,6 mil milhões de euros nos primeiros 9 meses do ano, mantendo uma representatividade no total do volume de investimento imobiliário comercial de 18%. A maior parte do investimento foi predominantemente doméstico e de investidores europeus e focado em negócios inferiores a 50 milhões de euros. Alemanha, Reino Unido e Suécia foram os principais mercados a atrair capital.
Os especialistas do BNP Paribas Real Estate e da Worx Real Estate Consultants antecipam para 2025 um continuo aumento dos preços da habitação em toda a Europa, impulsionados pela recuperação do poder de compra de habitação devido aos cortes nas taxas de juro dos bancos centrais, aos mercados imobiliários menos caros e à melhoria do rendimento disponível das famílias. Da mesma forma, prevêem que o aumento do valor das rendas continue no próximo ano, mas a um ritmo mais lento.
O investimento irá corresponder às oportunidades que existirem no mercado no próximo ano, já que a falta de produto é clara e o sector residencial apresenta fortes fundamentais de desequilíbrio entre oferta e procura. Por outro lado, a necessidade de refinanciamento de alguns players e a regulamentação do arrendamento em alguns países podem ser factores limitadores à canalização de capital para o investimento residencial.
O European Residential Report é o mais recente relatório sob assinatura do BNP Paribas Real Estate, numa parceria estratégica com a Worx Real Estate Consultants, enquanto seu representante em Portugal, e dá a conhecer a evolução dos mercados de venda e arrendamento residenciais na Europa.