
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
As novas instalações do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), em Vila Nova de Famalicão, vão ser inauguradas esta terça-feira, dia 16 de Dezembro. Representando um investimento global de 5,4 milhões de euros, o novo edifício resulta de um crescimento contínuo por parte do CeNTI, que conta já com mais de 200 investigadores.
Além de toda a infraestrutura já existente, os mais de seis mil metros quadrados do novo edifício albergam, agora, novos laboratórios, equipamentos tecnológicos de última geração, bem como espaços de trabalho mais amplos, em resposta à crescente actividade científica e tecnológica do CeNTI.
Fundado em 2006, o CeNTI resulta de uma parceria entre três entidades tecnológicas – o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto – e três universidades – Minho, Porto e Aveiro – à qual se juntou, recentemente, a associação Bikinnov – Bike Value Innovation Center.
Com uma forte ligação ao tecido empresarial, o CeNTI já participou em mais de 400 projectos com a indústria e mais de 200 projectos científicos com a academia e possui um portefólio de mais de 90 pedidos de patente activos dos quais mais de 50 patentes encontram-se concedidas.
Na sessão de inauguração estarão presentes Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, António Amorim, presidente do Conselho de Administração do CeNTI e António Braz Costa, director geral do CeNTI.