CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O parque de estacionamento da Trindade, no Porto, recebeu a instalação de 99 painéis fotovoltaicos, tornando-se o “primeiro parque de estacionamento municipal a utilizar energia solar”.
Com uma potência instalada de 57,42 kWp, o sistema de energia solar do Parque vai contribuir significativamente para reduzir o consumo proveniente da rede eléctrica.
Este novo sistema fotovoltaico, gerido pela Águas e Energia do Porto, vem ajudar a responder às necessidades energéticas das viaturas municipais que utilizam o local. A produção anual estimada em 82 MWh/ano será destinada, sobretudo, ao carregamento destes veículos, reduzindo a dependência de fontes de energia não renováveis.
O projecto também traz benefícios financeiros ao município, já que a poupança gerada pela produção de energia solar contribuirá para uma gestão mais eficiente dos recursos. “Este é um exemplo de que a cidade do Porto continua a investir em soluções energéticas sustentáveis, alinhadas com os seus compromissos ambientais e com o objectivo de alcançar a neutralidade carbónica já em 2030”, reforça a autarquia em comunicado.
Além deste projecto no Parque da Trindade, estão planeadas outras obras de relevância estratégica para a cidade em termos energéticos. O investimento resulta de “um conjunto de esforços para melhorar significativamente as infraestruturas energéticas públicas” da cidade, um trabalho que intensificou a partir de 2021.
Em termos de produção de energia fotovoltaica, o Porto tem vindo a registar resultados “notáveis” nos últimos anos. Em 2023 atingiu os 672 MWh e em Setembro deste ano, a cidade já tinha atingido o recorde de 1.831 MWh.