Custos de construção de habitação nova aumentam 3,4% em Novembro
A contribuir para este aumento está, sobretudo, o custo de mão de obra que aumentou 8,1% Já o preço dos materiais diminuíram 0,3%, em comparação com o mesmo período do ano passado

CONSTRUIR
Trabalhadores em arquitectura discutem o primeiro contrato colectivo do sector
NBI propõe novo critério de ‘Adicionalidade Ecológica’
Traçado Regulador assina 8º projecto na Quinta do Peru
Details alia-se à Builtrix para acelerar transição energética dos activos turísticos
Parceria entre Helexia e Norfin “impulsiona” transição energética nos escritórios do Campo Novo
OLI e Greenvolt criam comunidade de energia
Alphalink apoia construção dos novos escritórios da Miranda & Associados
Projecto ‘Pulse Lisboa’ com 75% de unidades já vendidas
LG expande negócio de materiais avançados
MAP Group e Carmo Wood querem potenciar soluções sustentáveis na construção
Os custos da construção de habitação nova em Portugal aumentaram 3,4% em Novembro de 2024 em comparação com o período homólogo avança o Instituto Nacional de Estatística. A contribuir para este aumento está, sobretudo, o custo de mão de obra que aumentou 8,1% (embora tenha diminuído 1,5 pontos percentuais face a Outubro). Já o preço dos materiais diminuíram 0,3%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o INE o custo da mão de obra contribuiu com 3,5 p.p. (4,1 p.p. no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, ICCHN, e os materiais com -0,1 p.p.. Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão as Madeiras e derivados de madeira que observaram uma descida de cerca de 15% e a Chapa de aço macio galvanizada e os Outros materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização com reduções de cerca de 10%.
Em sentido oposto, destacaram-se o Betão pronto e as Obras de carpintaria com subidas próximas dos 5%.
Em relação à taxa de variação mensal do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, o valor foi de 0,4% em Novembro, valor igual ao registado no mês anterior.