Custos de construção de habitação nova aumentam 3,4% em Novembro
A contribuir para este aumento está, sobretudo, o custo de mão de obra que aumentou 8,1% Já o preço dos materiais diminuíram 0,3%, em comparação com o mesmo período do ano passado
CONSTRUIR
INE: Indicadores de confiança sobem na Construção e Obras Públicas
Vic Properties recebe ‘luz verde’ para mega empreendimento na Matinha
Município de Lamego adjudica construção do novo Parque da Saúde
Alberto Couto Alves arranca com trabalhos de construção da nova ponte sobre o Rio Lima
Grupo Arliz: Imobiliário, construção e hotelaria geram crescimento em 2024
Novo crédito à habitação cresce 35,8% nos primeiros 10 meses do ano
Contratos de empreitadas promovidos ascendem a 7.633M€ até final de Novembro
Expectativas entre a dúvida e a incerteza
Guimarães lança concurso de requalificação da Fábrica do Arquinho
Os custos da construção de habitação nova em Portugal aumentaram 3,4% em Novembro de 2024 em comparação com o período homólogo avança o Instituto Nacional de Estatística. A contribuir para este aumento está, sobretudo, o custo de mão de obra que aumentou 8,1% (embora tenha diminuído 1,5 pontos percentuais face a Outubro). Já o preço dos materiais diminuíram 0,3%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o INE o custo da mão de obra contribuiu com 3,5 p.p. (4,1 p.p. no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, ICCHN, e os materiais com -0,1 p.p.. Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão as Madeiras e derivados de madeira que observaram uma descida de cerca de 15% e a Chapa de aço macio galvanizada e os Outros materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização com reduções de cerca de 10%.
Em sentido oposto, destacaram-se o Betão pronto e as Obras de carpintaria com subidas próximas dos 5%.
Em relação à taxa de variação mensal do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, o valor foi de 0,4% em Novembro, valor igual ao registado no mês anterior.